A Análise do Videoclipe Sob a Perspectiva da Análise do Discurso Francesa para o Ensino da Língua Inglesa

Autores

  • Rosangela Zimmer Universidade de Cuiabá, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8167-0353
  • Lucy Ferreira Azevedo Universidade de Cuiabá, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n2p162-166

Resumo

As vivências como professora na área da língua inglesa da Educação Básica me motivaram a estudar leitura. A inquietação que surgiu foi: contextualizar culturalmente os temas propostos levaria o aluno a pensar a língua estrangeira com criticidade e consciência das diferenças entre esta e sua língua nativa? Nesta perspectiva, o objetivo deste artigo é documentar uma oficina de leitura em que houve a relação história e arte com critérios definidores do modo de funcionamento da Análise do Discurso francesa e a sua orientação em direção a problemas práticos do cotidiano, relacionados à língua e à comunicação. Para tanto, o estudo analisou e desenvolveu a leitura de um clipe em língua inglesa do ponto de vista da vida contemporânea, repensando o seu objeto de estudo, a escola, os alunos e os professores em diferentes contextos: corpo, etnia, nacionalidade, gênero, classe social, entre outros tópicos, conforme os textos estudados. O método de abordagem foi qualitativo, em pesquisa descritiva e bibliográfica com base nos autores da área da Análise do Discurso francesa, em apenas um clipe, entre oito oficinas compostas de clipes com temas diversificados em linguagem conotativa. Espera-se que o estudo aqui proposto culmine em um ensino que leve o estudante a pensar a outra cultura e, com ela, outras habilidades e competências em língua inglesa e consequentemente evolua com maior fluidez.

 

Palavras-chave: Ensino. Língua Inglesa. Videoclipe.

 

Abstract

The experiences as a teacher in the English language area of ​​Basic Education motivated me to study reading. The concern that arose was to culturally contextualizing the proposed themes lead the student to think the foreign language with criticism and awareness of the differences between it and his native language? In this perspective, the aim of this article is to document a reading workshop in which there was a relationship between history and art with defining criteria of the way French Discourse Analysis works and its orientation towards practical everyday problems related to language and communication. To this end, the study analyzed and developed the reading of an English-language clip from the point of view of contemporary life, rethinking its object of study, school, students and teachers in different contexts: body, ethnicity, nationality, gender, social class, among other topics, according to the texts studied. The method of approach was qualitative, in descriptive and bibliographical research based on the authors of the French Discourse Analysis area, in only one clip, among eight workshops with clips with diverse themes in connotative language. It is expected that the study proposed here will culminate in a teaching that leads the student to think about another culture and, with it, other skills and competences in English language and consequently evolve with greater fluidity.

 

Keywords: Teaching. English Language. Video Clip.

 

 

Biografia do Autor

Rosangela Zimmer, Universidade de Cuiabá, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UNIC/IFMT), sob orientação da Dra. Lucy Ferreira Azevedo. Professora de Inglês da SEDUC/ MT.

Pós-Graduada/Especialização:Latu Senso/UFMT; Cuiabá/MT-Brasil; https://orcid.org/0000-0001-8167-0353, teacher.rosangela005@gmail.com;

Downloads

Publicado

2020-08-19

Como Citar

ZIMMER, Rosangela; FERREIRA AZEVEDO, Lucy. A Análise do Videoclipe Sob a Perspectiva da Análise do Discurso Francesa para o Ensino da Língua Inglesa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 162–166, 2020. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n2p162-166. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8145. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos