A BNCC para o Ensino Médio na área de Linguagens e suas Tecnologias: Tecnologias Digitais e a Influência da Mídia

Autores

  • Paula Viviana Queiróz Dantas Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Associação Ampla Unic e IFMT
  • Ana Graciela Voltolini Universidade de Cuiabá
  • José Bertoloto Programa de Pós-Graduação em Ensino em Associação Ampla Unic e IFMT

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n3p250-256

Resumo

Resumo
O presente trabalho tem como objetivo estabelecer um diálogo oportuno sobre as orientações e recomendações oferecidas pela Base Nacional Comum Curricular — BNCC no tocante ao Ensino Médio com relação às tecnologias digitais e a mídia na área de Linguagens e suas tecnologias. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação — TDIC estão presentes em todas as esferas da sociedade contemporânea. Esses recursos configuram novos hábitos, com os quais são estabelecidas relações e se executam tarefas, como o acesso à informação e o ato de ensinar e aprender. Em observância a BNCC e o contexto, o artigo apresenta as perspectivas pensadas a respeito deste assunto. Este trabalho tem como base teórica Recuero (2009), Freire e Guimarães (2011), Gabriel (2013), entre outros. Para tanto, está em desenvolvimento pesquisa qualitativa com alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Cuiabá/MT, utilizando o grupo focal como técnica para a coleta de dados. É possível concluir, de modo preliminar, que há influência do conteúdo das redes sociais digitais em vários aspectos da vida social dos estudantes, bem como a necessidade de desenvolver habilidades para reconhecer as nuances das mensagens das redes. Dessa maneira, se espera que a pesquisa possa auxiliar a escola e os professores, inseridos nesse contexto de sociabilidade digital, a buscar alternativas e proposições com o objetivo de uma relação saudável e crítica com o universo cibernético.

Palavras-chave: Redes Sociais Digitais. Ensino Médio. TDIC.

Abstract
This paper has as its main purpose to establish a proper dialogue about the orientation and recommendation offered by BNCC, regarding the High School and related to digital technologies besides the media in the Language area and its technologies. The Information and Communication Digital technologies - TDIC are present in all groups of contemporary society. These resources configure new habits, which ones we establish a relation with and execute tasks, like the information access and the teaching and learning act. Considering the BNCC and its context, the paper presents the viewed perspective withing this subject. This essay has as a theoretical basis Recuero (2009), Freire and Guimarães (2011), Gabriel (2013), and others. Therefore, a qualitative research was developed with High School students from a public school of Cuiabá/ MT, using the focused group collecting data technique. It is possible to conclude in a preliminary way, that there is an influence of digital social web in many sources of student's real life, as well the need to develop skills to help recognize features in the web messages. Thus, there is an expectation over this research as a support to teachers and students, included in the context of digital sociability, looking for alternatives and choices focused on a healthy and critical relationship with cybernetic universe.

Keywords: Digital Social Networks. High School. TDIC

Biografia do Autor

Ana Graciela Voltolini, Universidade de Cuiabá

Doutora em Comunicação Social (UMESP). Docente da FACS – Faculdade de Comunicação Social da Universidade de Cuiabá (Unic). Docente colaborada do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Unic/IFMT).

José Bertoloto, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Associação Ampla Unic e IFMT

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Associação Ampla Unic e IFMT.

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

QUEIRÓZ DANTAS , Paula Viviana; VOLTOLINI, Ana Graciela; BERTOLOTO, José. A BNCC para o Ensino Médio na área de Linguagens e suas Tecnologias: Tecnologias Digitais e a Influência da Mídia. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 250–256, 2020. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n3p250-256. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8144. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos