Concepções e Estratégias Pedagógicas Inovadoras: um Modelo de Ensino na Escola Plena Arena da Educação em Mato Grosso

Autores

  • Flavio Marcelo Bueno de Castro Universidade de Cuiabá, Programa de Ensino. MT, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5452-1616
  • Edenar Souza Monteiro Universidade de Cuiabá, Programa de Ensino. MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n3p335-339

Resumo

Resumo
Trata-se de uma pesquisa em recorte de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo é conhecer como funciona o modelo de ensino “Escola Plena” ofertado na Escola Estadual Gov. José Fragelli contemplando as estratégias pedagógicas, que os docentes adotam para articular os saberes da Base Nacional Comum Curricular e das modalidades esportivas. A Escola Plena é uma instituição de ensino que tem como diferencial atender alunos do Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral e tem se destacado, positivamente, dentro do modelo de Ensino Integral no Estado de Mato Grosso. O projeto para criação da escola ocorreu via programa Pró-Escolas/Esportes e Lazer, sendo criado e desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado em 2017 com objetivos estratégicos do Governo vinculados à Educação. A pesquisa é qualitativa e a metodologia utilizada é a Análise de Conteúdo. Os instrumentos para a coleta foram realizados por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa, que são docentes da referida escola. Diante dos resultados se percebeu que o modelo de ensino da referida escola exige muita dedicação e empenho por se tratar de um contexto em que o aluno e os professores se dedicam integralmente. As práticas pedagógicas adotadas pelos docentes contribuem para a qualidade na educação e para formação integral do estudante e a construção do seu projeto de vida.

Palavras-chave: Fazer Docente. Componentes Curriculares. Ensino-Aprendizagem.

Abstract
It is a research, part of a master's dissertation, whose objective is to know how the “Full-time School ” teaching model offered at Escola Estadual Gov. José Fragelli works, contemplating the pedagogical strategies that the teachers adopt to articulate the knowledge of the Common National Core Curriculum and sports modalities. Full-time School is a teaching institution whose differential is to serve students from elementary and high school full time and has stood out positively within the model of full-time education in the State of Mato Grosso. The project for the creation of the school took place via the Pro-Schools / Sports and Leisure program, being created and developed by the State Department of Education in 2017 with strategic government objectives linked to education. The research is qualitative and the methodology used is Content Analysis. The instruments for the collection were carried out by means of documentary analysis and semi-structured interviews with the research participants, who are teachers at that school. Due to the results, it was noticed that the teaching model of that school requires a lot of dedication and commitment because it is a context in which the student and teachers are fully dedicated. The pedagogical practices adopted by the teachers contribute to the quality of education and to the whole student’s formation and the construction of his or her life project.

Keywords: Teaching. Curricular Components. Teaching-Learning

Biografia do Autor

Flavio Marcelo Bueno de Castro, Universidade de Cuiabá, Programa de Ensino. MT, Brasil

Mestrando do PPGEn - Universidade de Cuiabá

Downloads

Publicado

2021-09-30

Edição

Seção

Artigos