A Pesquisa Participante e a Educação Ambiental na Prática Laboratorial com Estudantes do Ensino Fundamental

Autores

  • Luzia Maria Cristina de Souza Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. PR, Brasil.
  • Christiano Nogueira Universidade Federal do ParanáUniversidade Federal do Paraná - Setor Litoral. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n5p617-623

Resumo

Resumo
A Pesquisa Participante se constitui da interação entre conhecimentos que são diferentes e partilháveis na compreensão da realidade. Também como um processo de interação que ocorre dinamicamente por meio da ação social de uma comunidade com práticas refletidas criticamente. A pesquisa realizada objetivou possibilitar a vivência de práticas dos estudantes em laboratório com a construção participativa e possibilitando a formação da consciência crítica sobre os problemas relacionados à falta de saneamento básico e das questões ambientais. As atividades desenvolvidas envolveram o planejamento com os estudantes, os protocolos de utilização do laboratório, a coleta de amostras no córrego próximo à escola e as análises das amostras, sempre por meio de interações entre os sujeitos com base na Pesquisa Participante. Verificou-se que houve o aprendizado dos procedimentos relacionados à atividade laboratorial e como este tipo de atividade demonstra, de forma mais clara, o assunto tratado. Também se verificou o aprendizado a respeito do destino correto do esgoto e que a comunidade possui um papel importante na prevenção de possíveis doenças, e do ponto de vista ambiental, na preservação do local estudado. Os estudantes se apropriaram também do sentimento de identificação e pertencimento à comunidade. A atividade realizada por meio do seu aspecto teórico e experimental permitiu aos estudantes compreensões a respeito do como fazer ciência e que isso não é uma atividade viável somente para os cientistas.

Palavras-chave: Ensino das Ciências Ambientais. Atividade Prática. Qualidade da Água.

Abstract
Participatory Research consists of the interaction between knowledge that is different and shareable in the understanding of reality. Also, as an interaction process that takes place dynamically through the social action of a community with critically reflected practices. The research carried out aimed to enable the experience of students' practices in the laboratory with participatory construction and enabling the critical awareness formation about the problems related to the lack of basic sanitation and environmental issues. The activities carried out involved planning with students, protocols for using the laboratory, collecting samples in the stream near the school and analyzing the samples, always through interactions among the subjects based on the Participatory Research. It was found that there was the learning of procedures related to laboratory activity and how this type of activity demonstrates more clearly the subject dealt with. Learning was also verified about the correct sewage destination and that the community has an important role in the prevention of possible diseases, and from an environmental point of view, in the preservation of the studied place. Students also appropriated the feeling of identification and belonging to the community. The activity carried out through its theoretical and experimental aspect allowed students to understand how to do science and that this is not a viable activity only for scientists.

Keywords: Environmental Science Teaching. Practical Activity. Water quality.

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Publicado

2021-12-16

Edição

Seção

Artigos