O Conhecimento Especializado dos Professores(as): do Generalizado à Matemática e à Biologia

Autores

  • Cleonice Terezinha Fernandes Universidade de Cuiabá
  • Cláudia Inês Dahmer Mestranda do Stricto Sensu em Ensino -UNIC\IFMT

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n4p409-416

Resumo

Resumo
Para ensinar o professor deve considerar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, selecionar conteúdos e conceitos apropriados, fazer uso de vocabulário científico para tentar aproximá-los da linguagem científica, perceber as necessidades formativas e efetuar as intervenções pedagógicas necessárias, bem como proporcionar o desenvolvimento de habilidades que possibilitem a aprendizagem dos estudantes, entre outros. Este estudo de caráter analítico-interpretativo tem por objetivo discutir as inferências e caminhos das pesquisas sobre o knowledge base, como é chamado na literatura especializada, o conhecimento básico dos professores/as oportunizado na formação inicial dos mesmos; insere-se como aporte teórico à pesquisa ainda em andamento sobre práticas docentes em escolas de Educação em Tempo Integral na perspectiva do conhecimento especializado para ensinar Biologia. A análise das produções se desenvolveu a partir de dois aspectos: primeiro se buscou examinar como os saberes e conhecimentos dos docentes são definidos pelos autores em uma perspectiva conceitual e segundo foram identificadas evidências da convicção teórica e prática para a formação de professores. Os saberes elencados pelos autores assentam constantes pontos de convergência e de refinamento dos modelos teóricos estudados e evidenciam a necessidade de um repertório de conhecimentos para o ensino, bem como dos saberes profissionais dos professores, como estes os mobilizam e como os usam em diferentes contextos da atividade laboral.

Palavras-chave: Ensino. Saberes Docentes. Modelos teóricos. Formação de Professores.

Abstract
To teach, the teacher must consider the students' cognitive development, select appropriate contents and concepts, make use of scientific vocabulary to try to bring them closer to the scientific language, understand the students' training needs, carry out the necessary pedagogical interventions, as well as provide the development skills that enable students to learn, among others. This analytical-interpretative study aims to discuss the inferences and paths of research on the knowledge base, as it is called in the specialized literature, the basic teachers’ knowledge provided in their initial training; and it is inserted as a theoretical contribution to the field research still in progress on teaching practices in schools of Full-Time Education in the perspective of specialized knowledge to teach biology. The productions analysis was developed based on two aspects: first it was sought to examine how the teaching knowledge is defined by the authors in a conceptual perspective and second, it was identified evidence of the theoretical and practical conviction for the teachers’ training. The knowledge listed by the authors is based on constant points of convergence and refinement of the theoretical models studied and highlight the need for a repertoire of knowledge for teaching, as well as the teachers’ professional knowledge, how they mobilize them and how they use them in different contexts of work activity.

Keywords: Teaching. Teaching Knowledge. Theoretical Models. Teacher Training.

Biografia do Autor

Cleonice Terezinha Fernandes, Universidade de Cuiabá

Bióloga, Dra. em Ciências da Motricidade pela UNiv de Trás-os-Montes e Alto D´Ouro/Portugal. Desenvolve pesquisas em motricidade, inclusão. Professora das faculdades de Educação Física, Biologia e Pedagogia com disciplinas afins a estas duas áreas. Atualmente integra o programa do mestrado em Ensino da UNIC/PPGEn, em pesquisas com interfaces em motricidade e neurociências.

Cláudia Inês Dahmer, Mestranda do Stricto Sensu em Ensino -UNIC\IFMT

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Mestrado Acadêmico, em Associação Ampla com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso\IFMT, Área de Concentração em Ensino, Currículo e Saberes Docentes, sob a orientação da Prof. Dra. Cleonice Terezinha Fernandes. Pós graduada em Educação Ambiental pelo Instituto Cuiabano de Educação (2003). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Professora Efetiva da rede estadual de ensino do Estado de Mato Grosso desde 2000. Atualmente é Professora membro da Coordenadoria do Ensino Médio da Superintendência de Educação Básica da Seduc-MT. Possui experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral; Educação Ambiental; Multimeios para a educação básica.

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Publicado

2021-01-19

Como Citar

FERNANDES, C. T.; DAHMER, C. I. . O Conhecimento Especializado dos Professores(as): do Generalizado à Matemática e à Biologia. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 409–416, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n4p409-416. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8126. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos