Leitura de Obras de Arte: Abordagem Triangular numa Contribuição para a Aprendizagem no 2º Ano do Ensino Médio

Autores

  • Kênia Paula de Almeida Moraes dos Anjos aUniversidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MR, Brasil
  • José Serafim Bertoloto Universidade de Cuiabá
  • Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini aUniversidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n4p389-395

Resumo

Resumo
Desde tempos remotos, a produção artística está presente na vida do ser humano, muito antes do desenvolvimento da escrita, seja de forma ritualística, pelas imagens ou aplicada em uma função. Contudo, nota-se um distanciamento e descrença da arte no âmbito escolar, visto que na história da educação brasileira uma concepção marcante foi o liberalismo, que de forma ousada ainda persiste e ganha espaço mesmo depois do surgimento de novas concepções educacionais durante o século XX, além de outros elementos da arte contemporânea que agitaram essa situação. A partir de três obras de artistas de Mato Grosso: Boi-brasão e Devastação da Amazônia, de Humberto Espíndola, e A Amazônia, de Adir Sodré, estudamos e aplicamos a Abordagem Triangular norteada pelos três eixos dependentes e conexos entre si: Ler/Contextualizar/Fazer, que aponta novos caminhos para o ensino influenciados pela concepção pós-moderna que busca práticas compromissadas em resgatar a significação e o pertencimento dos alunos, ao invés de um ensino mecânico e descontextualizado, tão presente na educação brasileira. O sujeito desta pesquisa foram alunos do 2º Ano do Ensino Médio de uma escola pública em Cuiabá, sendo a pesquisa de natureza qualitativa e o procedimento metodológico, a pesquisa-ação. Dessa forma, pela leitura e análise das obras de arte, deu-se a contextualização do ensino da arte e a vivência dos alunos foi valorizada.

Palavras-chave: Arte. Artista de Mato Grosso. Ensino.

Abstract
Desde la antigüedad, la producción artística ha estado presente en la vida del ser humano, mucho antes del desarrollo de la escritura, ya sea de forma ritual, a través de imágenes o aplicada a una función. Sin embargo, hay un desapego e incredulidad en el arte en el ámbito escolar, ya que en la historia de la educación brasileña una concepción llamativa fue el liberalismo, que aún persiste y gana espacio con audacia incluso después del surgimiento de nuevos conceptos educativos durante el siglo XX, además de otros elementos del arte contemporáneo que agitaron esta situación. De tres obras de artistas de Mato Grosso: Escudo de armas de Boi y Devastación del Amazonas, de Humberto Espíndola y El Amazonas, de Adir Sodré; estudiamos y aplicamos el Enfoque Triangular guiados por los tres ejes dependientes y conectados, ya sea Leer / Contextualizar / Hacer, que apunta nuevos caminos para la enseñanza influenciados por la concepción posmoderna que busca prácticas comprometidas con rescatar el significado y la pertenencia de los estudiantes, en detrimento de la enseñanza mecánica y descontextualizada, tan presente en la educación brasileña. El tema de esta investigación fueron estudiantes de 2º año de bachillerato de un colegio público de Cuiabá, siendo la investigación cualitativa el procedimiento metodológico elegido fue la investigación acción. Así, a través de la lectura y análisis de obras de arte, se valoró la contextualización de la enseñanza del arte y la experiencia de los estudiantes.

Keyword: Art. Artist from Mato Grosso. Teaching

Biografia do Autor

Kênia Paula de Almeida Moraes dos Anjos , aUniversidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MR, Brasil

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Mato Grosso(2005) e especialização em LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS pela FACULDADES EVANGÉLICAS INTEGRADAS CANTARES DE SALOMÃO(2014). Atualmente é PROFESSOR da ESCOLA ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR TIRADENTES. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Artística. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

José Serafim Bertoloto, Universidade de Cuiabá

Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA. Possui graduação em Licenciatura e Bacharel em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), graduação em Tecnólogo em Bovinocultura pela Universidade Federal de Mato Grosso (1980), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1992), especialização em Museu de Arte pelo MAC-USP (1998) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003).Professor titular da Universidade de Cuiabá, Departamento de Arquitetura e no Mestrado em Ensino. Hoje aposentado como técnico, mas atua como um dos curadores no Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso, onde trabalhou por 28 anos  como  historiador/pesquisador, sendo seu diretor por vários anos. É também professor colaborador no programa de Mestrado em Estudo de Cultura Contemporânea- ECCO/UFMT dede a sua criação em 2006. Artista Plástico com vasta experiência na área de Artes, com ênfase em teoria e crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, cultura popular, patrimônio artístico cultural, semiótica da arte e do design em Mato Grosso.

Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini , aUniversidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MR, Brasil

Resumo
Desde tempos remotos, a produção artística está presente na vida do ser humano, muito antes do desenvolvimento da escrita, seja de forma ritualística, pelas imagens ou aplicada em uma função. Contudo, nota-se um distanciamento e descrença da arte no âmbito escolar, visto que na história da educação brasileira uma concepção marcante foi o liberalismo, que de forma ousada ainda persiste e ganha espaço mesmo depois do surgimento de novas concepções educacionais durante o século XX, além de outros elementos da arte contemporânea que agitaram essa situação. A partir de três obras de artistas de Mato Grosso: Boi-brasão e Devastação da Amazônia, de Humberto Espíndola, e A Amazônia, de Adir Sodré, estudamos e aplicamos a Abordagem Triangular norteada pelos três eixos dependentes e conexos entre si: Ler/Contextualizar/Fazer, que aponta novos caminhos para o ensino influenciados pela concepção pós-moderna que busca práticas compromissadas em resgatar a significação e o pertencimento dos alunos, ao invés de um ensino mecânico e descontextualizado, tão presente na educação brasileira. O sujeito desta pesquisa foram alunos do 2º Ano do Ensino Médio de uma escola pública em Cuiabá, sendo a pesquisa de natureza qualitativa e o procedimento metodológico, a pesquisa-ação. Dessa forma, pela leitura e análise das obras de arte, deu-se a contextualização do ensino da arte e a vivência dos alunos foi valorizada.

Palavras-chave: Arte. Artista de Mato Grosso. Ensino.

Abstract
Desde la antigüedad, la producción artística ha estado presente en la vida del ser humano, mucho antes del desarrollo de la escritura, ya sea de forma ritual, a través de imágenes o aplicada a una función. Sin embargo, hay un desapego e incredulidad en el arte en el ámbito escolar, ya que en la historia de la educación brasileña una concepción llamativa fue el liberalismo, que aún persiste y gana espacio con audacia incluso después del surgimiento de nuevos conceptos educativos durante el siglo XX, además de otros elementos del arte contemporáneo que agitaron esta situación. De tres obras de artistas de Mato Grosso: Escudo de armas de Boi y Devastación del Amazonas, de Humberto Espíndola y El Amazonas, de Adir Sodré; estudiamos y aplicamos el Enfoque Triangular guiados por los tres ejes dependientes y conectados, ya sea Leer / Contextualizar / Hacer, que apunta nuevos caminos para la enseñanza influenciados por la concepción posmoderna que busca prácticas comprometidas con rescatar el significado y la pertenencia de los estudiantes, en detrimento de la enseñanza mecánica y descontextualizada, tan presente en la educación brasileña. El tema de esta investigación fueron estudiantes de 2º año de bachillerato de un colegio público de Cuiabá, siendo la investigación cualitativa el procedimiento metodológico elegido fue la investigación acción. Así, a través de la lectura y análisis de obras de arte, se valoró la contextualización de la enseñanza del arte y la experiencia de los estudiantes.

Keyword: Art. Artist from Mato Grosso. Teaching

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Publicado

2021-01-19

Como Citar

DE ALMEIDA MORAES DOS ANJOS , Kênia Paula; BERTOLOTO, José Serafim; MENDES FERNANDES DA FONSECA VOLTOLINI , Ana Graciela. Leitura de Obras de Arte: Abordagem Triangular numa Contribuição para a Aprendizagem no 2º Ano do Ensino Médio. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 389–395, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n4p389-395. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8122. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos