A UNILAB e a Internacionalização do Ensino por Meio da Colaboração Técnica Internacional

Autores

  • Anna Ariane Araújo de Lavor Lavor Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Ambiente e Desenvolvimento. RS, Brasil. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. CE, Brasil.
  • Jane Marcia Mazzarino Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Ambiente e Desenvolvimento. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n1p10-17

Resumo

Resumo
Este artigo busca contextualizar a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), seus objetivos e princípios com os principais aspectos relacionados à colaboração técnica internacional. A pesquisa realizada foi descritiva, qualitativa e bibliográfica. Após a coleta e análise dos dados, se buscou extrair as principais ideias apresentadas, de modo a alcançar os objetivos propostos neste trabalho. Ao final da pesquisa, foi possível perceber que a UNILAB possui como objetivo formar pessoas para contribuir com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente as nações africanas. Os cursos da UNILAB são ministrados principalmente em áreas (formação de professores, desenvolvimento agrário, gestão, saúde pública, dentre outros) de interesse mútuo entre os países participantes. A cooperação técnica internacional é um importante elemento para a promoção do desenvolvimento social, econômico e cultural, bem como no compartilhamento de conhecimentos, experiências e boas-práticas. Neste contexto, a UNILAB possui, desde sua criação, um caráter voltado para a cooperação internacional solidária e compromissada com a interculturalidade.

Palavras-chave: Colaboração Técnica. Internacionalização do Ensino. Interculturalidade.

Abstract
This article seeks to contextualize the creation of the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB), its objectives and principles with the main aspects related to international technical collaboration. The research carried out was descriptive, qualitative and bibliographic. After collecting and analyzing the data, we sought to extract the main ideas presented, in order to achieve the objectives proposed in this work. At the end of the research, it was possible to see that UNILAB aims to train people to contribute to the member countries of the Community of Portuguese Speaking Countries, especially African nations. UNILAB courses are taught mainly in areas (teacher training, agricultural development, management, public health, among others) of mutual interest between the participating countries. International technical cooperation is an important element in promoting social, economic and cultural development, as well as in the sharing of knowledge, experiences and good practices. In this context, UNILAB has, since its creation, a character focused on international solidarity cooperation and committed to interculturality.

Keywords: Technical Collaboration. Internationalization of Teaching. Interculturality.

Biografia do Autor

Jane Marcia Mazzarino, Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Ambiente e Desenvolvimento. RS, Brasil.

Possui doutorado e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates - nota 5 Capes. Professora dos cursos de Comunicação Social, atuando principalmente em Jornalismo, na mesma instituição. Ministra oficinas de extensão focadas em processos criativos e transformação. Atua na área de Comunicação, aprofundando-se em temas como comunicação ambiental, educação ambiental, ecologia profunda, movimentos sociais, metodologias colaborativas, formação para a sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2022-03-28

Como Citar

LAVOR, Anna Ariane Araújo de Lavor; MAZZARINO, Jane Marcia. A UNILAB e a Internacionalização do Ensino por Meio da Colaboração Técnica Internacional. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 10–17, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n1p10-17. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8109. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos