Análise de uma Abordagem Didática Sobre o Papilomavírus Humano (HPV) em um Livro Didático de Ciências da Natureza

Autores

  • João Matheus Albertoni Macedo Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.
  • Crys Michelly de Oliveira Dutra Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.
  • Antonio Sales Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.
  • Luciana Paes de Andrade Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n3p305-309

Resumo

Resumo
O presente artigo tem como objetivo realizar uma discussão sobre a alfabetização e o letramento científico utilizando os pressupostos de Antoni Zabala em relação à prática educativa na disciplina de Ciências. A pesquisa apresentada é de caráter documental e examina um material aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, selecionado pelos professores de uma escola da rede pública estadual para o Ensino Fundamental final, no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A análise ocorre a partir da identificação de uma proposta didática apresentada no livro do sétimo ano de Ciências da Natureza, que segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular que se trata da vacinação contra papilomavírus humano no processo de construção dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais, no âmbito da prevenção e valorização da vida, da saúde e da produção e informação científica. Essa investigação foi realizada durante a disciplina de Linguagens e Alfabetização Científica do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Os resultados evidenciaram que a proposta didática de pesquisa possibilita a construção de conceitos, procedimentos e atitudes, propondo ações de resoluções de problemas na dimensão conceitual, no que se refere à apropriação de conhecimentos científicos, permitindo questionamentos sobre a saúde e atitudes de prevenção no campo atitudinal.

Palavras-chave: Conhecimento Científico. Saúde Pública. Alfabetização.

Abstract
This paper aims to conduct a discussion on literacy and scientific literacy using the assumptions of Zabala (1998) concerning the educational practice in science discipline. This research is documental and examines a material approved by the Brazilian Textbook Program, selected by the teachers of a public school for the final elementary school, in the municipality of Campo Grande, Mato Grosso do Sul state. The analysis is based on the identification of a didactic proposal presented in a Natural Sciences book for the seventh-grade, that follows the National Common Curricular Base guidelines. It approaches the human papillomavirus vaccination and the process of building conceptual, procedural and attitudinal knowledge on the context of prevention and valuation of life, health and safety. This research was carried out during the Languages and Scientific Literacy discipline of the Master's Program in Science and Mathematics Teaching. The results showed that the didactic research proposal allows the construction of concepts, procedures and attitudes, offering problem solving actions, in the conceptual dimension, regarding the scientific knowledge appropriation, also allowing questions about health and prevention attitudes in the attitudinal field.

Keywords: Scientific Knowledge, Public Health, Literacy.

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Publicado

2021-09-30

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Artigos