Relação de Estudantes Universitárias Casadas com Seus Esposos e Implicações Acadêmicas

Autores

  • Crislaine Aragão Teles Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí, Curso de Pedagogia. MS, Brasil.
  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7005-849X

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p343-349

Resumo

O estudo buscou identificar como ocorre a relação de mulheres universitárias casadas com seus esposos, tendo em vista que elas estudam à noite, são mães, cuidam da casa e trabalham fora, e se esta relação com o marido tem implicações acadêmicas. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada com quatro pessoas, caracterizadas por dois casais, sendo as duas mulheres estudantes do curso de Pedagogia e os dois homens se encontravam afastados do ambiente escolar. Os resultados apontam que a atitude dos esposos resulta em implicações para a vida acadêmica de mulheres casadas, já que a participante que não se sentia adequadamente apoiada pelo marido, chegou a pensar em desistir do objetivo de concluir o Ensino Superior, mas acabou dando continuidade, mesmo tendo dificuldade de conciliar todas as atribuições sociais que recaem a uma mulher que trabalha fora, cuida da casa, de filho, marido e ainda cursa o Ensino Superior.

Palavras-chave: Relações de Gênero. Mulheres. Ensino Superior.

Abstract
The study aimed to identify how the relationship of married university women with their husbands occurs, considering that they study at night, are mothers, take care of the house and work , and if this relationship with the husband has academic implications. The qualitative research was conducted with 4 people, characterized by 2 couples, the two women being students of the pedagogy course and the two men were away from the school environment. The results indicate that the spouses’ attitude results in implications for the academic life of married women, since the participant who did not feel adequately supported by her husband, even thought of giving up the goal of completing higher education, but eventually continued, even having difficulty reconciling all the social attributions that falls to a woman who works , takes care of the house, son, husband and still studies higher education.

Keywords: Gender Relations. Women. Higher Education.

Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. MS, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais (UFMS/CCHS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE)

Downloads

Publicado

2022-11-04

Como Citar

SANTOS, Crislaine Aragão Teles; GONÇALVES, Josiane Peres. Relação de Estudantes Universitárias Casadas com Seus Esposos e Implicações Acadêmicas. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 343–349, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p343-349. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8079. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos