A Disciplina Libras no Ensino Superior a Partir de Produções Acadêmicas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
A década de 2000 foi marcada por políticas públicas de reconhecimento da língua falada pelas comunidades surdas brasileiras, a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Por meio dessas comunidades, a Libras foi instituída como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores do Brasil, o que fez surgir uma nova área de investigação científica. A pesquisa se sustentou nos seguintes objetivos: buscar as teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação que versam sobre a disciplina Libras no Ensino Superior no período de 2002 a 2018; sistematizar e categorizar, a partir da leitura dos títulos e resumos das teses e dissertações, as pesquisas sobre a disciplina Libras no Ensino Superior dos programas de pós-graduação do Brasil. Nesse contexto, a presente pesquisa realizou um levantamento das teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) para a composição de um estudo sobre a disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Ensino Superior do Brasil. Constitui-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica que adotou, como procedimento metodológico, o Estado da Arte. Foram encontradas vinte e nove pesquisas, escritas entre 2009 e 2018. O corpus foi organizado nas seguintes categorias: modalidades das pesquisas; pesquisas realizadas por ano; pesquisas acadêmicas por universidades; áreas das pesquisas; temáticas das pesquisas; tipo das pesquisas; e, teóricos relacionados à disciplina Libras. Observou-se que há muito a ser investigado como, por exemplo, seu enfoque enquanto política educacional, que conforme a pesquisa realizada, não foi identificado em nenhum trabalho dessa natureza.

Palavras-chave: Disciplina Libras. Ensino Superior. Estado da Arte.

Abstract:
The 2000s were marked by public policies to recognize the language spoken by Brazilian deaf communities, the Brazilian Sign Language - Libras. Through them, Libras was instituted as a mandatory subject in teacher training courses in Brazil, which gave rise to a new area of scientific research. The research was based on the following objectives: to search for the theses and dissertations produced in the graduate programs that deal with the Libras discipline in Higher Education from 2009 to 2018; to systematize and categorize, based on the reading of the titles and abstracts of theses and dissertations, research on the Libras discipline in Higher Education in graduate programs in Brazil. In this context, the present work carried out a survey of theses and dissertations at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) for the composition of a study on the discipline Brazilian Sign Language (Libras) in Higher Education in Brazil. It is, therefore, a bibliographic research that adopted, as a methodological procedure, the State of the Art. Twenty-nine surveys were found, written in the proposed period. The corpus was organized into the following categories: research modalities; surveys carried out per year; academic research by universities; research areas; research themes; type of surveys; and, theorists related to the Libras discipline. It was observed that there is much to be investigated, such as its focus as an educational policy, which according to the research carried out, no work of this nature was identified.

Keywords: Libras Discipline. University Education. State of the Art.

Biografia do Autor

Maria Almerinda de Souza Matos, Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. AM, Brasil.

Pós-Doutora em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil.

Iranvith Cavalcante Scantbelruy, Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. AM, Brasil. AM, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professor Adjunto da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e discente do Doutorado em Educação – PPGE/UFAM, Manaus, AM, Brasil

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

MATOS, M. A. de S.; SCANTBELRUY, I. C. . A Disciplina Libras no Ensino Superior a Partir de Produções Acadêmicas no Brasil. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 145–153, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8068. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos