Educação Inclusiva e Intervenções Formativas: Contribuições para a Prática Pedagógica de Professoras da Educação Básica

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DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n4p459-466

Resumo

Resumo
Apesar dos avanços e das transformações ocorridas no sistema educacional, ao longo dos anos, ainda são inúmeras as barreiras que dificultam as políticas inclusivas de se efetivarem na prática cotidiana das escolas, entre essas, a falta de formação docente. Diante disso, o estudo tem por objetivo identificar as concepções de professoras do Ensino Fundamental a respeito da educação inclusiva, bem como investigar a influência de intervenções formativas (IF) relativas à educação inclusiva no processo de formação destas. Este estudo se situa nos domínios da abordagem qualitativa, caracterizada quanto aos objetivos como exploratória, tratando-se de uma pesquisa colaborativa. Participaram do estudo cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola localizada em um município da fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada em três etapas. Para tanto, a primeira, consta, na realização de entrevista semiestruturada, a fim de identificar as concepções prévias das participantes. Na etapa seguinte foram aplicadas IF com as professoras, visando discussão dos conceitos e práticas vigentes quanto à Educação Inclusiva. A terceira etapa do estudo buscou analisar as mudanças provocadas pelas IF, por meio de questionário. Para o tratamento dos dados foi utilizado a análise de conteúdo. Os resultados apontam que, de maneira geral, os conceitos relacionados à Educação Inclusiva, pouco se modificaram a partir da realização das IF, no entanto, as principais contribuições foram para a prática pedagógica das professoras, evidenciando a importância da realização de pesquisas e intervenções que busquem proporcionar as/aos professoras/es momentos de discussão e novas possibilidades práticas referentes ao tema.

Palavras-chave: Inclusão Escolar. Pesquisa Colaborativa. Formação Continuada.

Abstract
Despite the advances and transformations that have taken place in the educational system over the years, there are still numerous barriers that make it difficult for inclusive policies to take effect in the schools daily practice, including the lack of teacher training. Therefore, the study aims to identify the conceptions of elementary school teachers about inclusive education, as well as investigate the influence of training interventions (IFs) related to inclusive education in their training process. This study is located in the qualitative approach domains, characterized in terms of its objectives as exploratory, being a collaborative research. Five teachers from the early years of elementary school from a school located in a city on the western border of Rio Grande do Sul participated in the study. Data collection was carried out in three stages. For this purpose, the first consists of conducting a semi-structured interview, in order to identify the participants' previous conceptions. In the next step, IFs were applied with the teachers, aiming at discussing the current concepts and practices regarding inclusive education. The third stage of the study sought to analyze the changes caused by the FIs, through a questionnaire. For data treatment, content analysis was used. The results show that, in general, the concepts related to inclusive education have changed little from the completion of the IFs, however, the main contributions were for the teachers’ pedagogical practice, highlighting the importance of conducting research and interventions that seek to provide teachers with moments of discussion and new practical possibilities related to the topic.

Keywords: School Inclusion. Collaborative Search. Continuing Education.

Biografia do Autor

Tatiane Motta da Costa e Silva, Universidade Federal do Pampa, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. RS, Brasil.

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Especialista em Saúde Mental Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, Unipampa. Especialista em História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, Unipampa. Mestra em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEC:QVS), Unipampa. Doutoranda em Educação em Ciências pelo PPGEC:QVS, Unipampa.

Rodrigo de Souza Balk, Universidade Federal do Pampa, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. RS, Brasil. Universidade Federal do Pampa, Curso de Fisioterapia. RS, Brasil.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Ciências Biológicas: Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professor associado com dedicação exclusiva da Universidade Federal do Pampa na área de Fisioterapia, orientador no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências`: Química da Vida e Saúde e tutor PET MEC do Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC).

Luana Antunes Sigaran, Universidade Federal do Pampa, Curso de Enfermagem. RS, Brasil.

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa. Bolsista do grupo PET-PISC (Práticas Integradas em Saúde Coletiva). 

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

SILVA, T. M. da C. e; BALK, R. de S. .; SIGARAN, L. A. Educação Inclusiva e Intervenções Formativas: Contribuições para a Prática Pedagógica de Professoras da Educação Básica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 459–466, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n4p459-466. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7996. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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Artigos