A Música e suas Possibilidades de Vivências e Repertórios na Educação Infantil

Autores

  • Ana Paula dos Santos Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio. PR, Brasil.
  • Geuciane Felipe Guerim Fernandes Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio. PR, Brasil.
  • Julia Sartori Espairani Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p336-342

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da música na Educação Infantil, a fim de refletir sobre a necessidade de ampliação e enriquecimento do repertório de vivências da criança pequena. Justifica-se se pela necessidade de promover vivências musicais na vida da criança pequena, para que tenham contato com as riquezas humanas elaboradas ao longo da história em suas dimensões estéticas, sociais e culturais. Neste sentido, questiona-se: Como a Educação Musical pode contribuir para a educação da criança pequena? Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica caracterizada como revisão sistemática, que buscou analisar teses e dissertações cadastradas junto à base de dados da Biblioteca Digital Brasileira (BDTD), com intuito de obter um parâmetro sobre o cenário nacional da temática abordada. Os resultados apontaram a necessidade de ampliar as reflexões sobre as ações pedagógicas de Educação Musical na infância, bem como problematizar as limitações ainda existentes para um trabalho de qualidade com a música na Educação Infantil, a fim de viabilizar uma educação de qualidade para as crianças pequenas.

Palavras-chave: Educação Musical. Educação Infantil. Infância.

Abstract
This research aimed to investigate the contributions of music in Early Childhood Education, in order to reflect on the need to expand and enrich the repertoire of small children's experiences. It is justified by the need to promote musical experiences in the life of the small child, so that they have contact with the human wealth elaborated throughout history in its aesthetic, social and cultural dimensions. In this sense, the question is: How can Music Education contribute to the education of young children? To this end, a bibliographic search was carried out, characterized as a systematic review, which sought to analyze theses and dissertations registered with the database of the Brazilian Digital Library (BDTD), in order to obtain a parameter on the national scenario of the theme addressed. The results pointed to the need to expand the reflections on the pedagogical actions of Musical Education in childhood, as well as to problematize the limitations that still exist for a quality work with music in Early Childhood Education, in order to make possible quality education for young children.

Keywords: Musical Education. Child education. Childhood.

Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio. PR, Brasil.

Pedagoga pela Universidade Estadual do Norte do Paraná 

Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio. PR, Brasil.

Professora colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Mestre e doutoranda pela Universidade Estadual de Londrina.

Julia Sartori Espairani, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio. PR, Brasil.

Pedagoga pela Universidade Estadual do Norte do Paraná

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

SANTOS, Ana Paula dos; FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim; ESPAIRANI, Julia Sartori. A Música e suas Possibilidades de Vivências e Repertórios na Educação Infantil. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 336–342, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n3p336-342. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7948. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos