Ensino de Inglês para Alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Autores

  • Ane Caroline dos Santos Universidade Estadual do Norte do Paraná, Curso de Letras. PR. Brasil.
  • Fábio Henrique Rosa Senefonte Universidade Estadual do Norte do Paraná. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n2p170-177

Resumo

Resumo
Tendo como pano de fundo o ensino de línguas para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), esta pesquisa tem como objetivo geral investigar a realidade e as possibilidades em relação ao ensino de inglês para alunos TDAH no município de Andirá-PR. Como objetivo específico, este estudo busca descrever e explicar estratégias/métodos na pedagogia de inglês para alunos com TDAH no município citado. Alinhadas aos objetivos, o estudo visa responder às seguintes perguntas de pesquisa: (a) Que desafios, se algum, os professores enfrentam ao ensinar inglês a alunos com TDAH no contexto investigado? (b) Que estratégias de ensino são empregadas para o ensino de inglês a alunos com TDAH? A literatura que embasa o estudo se situa no âmbito do ensino e aprendizagem de línguas para alunos com TDAH. Este estudo de caso, de natureza qualitativa, envolve dois participantes de duas escolas públicas no município supramencionado. O instrumento de geração de dados se constitui de observação de seis aulas, três em cada instituição, e uma entrevista semiestruturada, gravada em áudio. Os dados sinalizam uma falta de sistematização e dificuldades metodológicas para a pedagogia de língua inglesa. No entanto, a integração de alunos com TDAH pode trazer ganhos de ordem cognitiva e pragmática.

Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa. Perspectiva Inclusiva. TDAH.

Abstract
Having as background language teaching to students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), this research primarily aims to investigate the reality and possibilities regarding English teaching to students with ADHD in Andirá-PR. Furthermore, it seeks to describe and explain strategies/ methods for English teaching to students with ADHD in the aforementioned town. Aligned with the aims, this study also endeavors to answer the following research questions: (a) What challenges, if any, do teachers face when they teach English to students with ADAH in the context investigated? (b) Which strategies/ methods are employed in English teaching to students with ADAH? The literature that supports this research includes the context of teaching-learning to students with ADHD. The case study, of qualitative nature, involves two participants of two public schools in the above-mentioned town. The data generation tools encompass observations of six classes, three in each institution and a semi-structured, audio-recorded interview. The findings bespeak a lack of systematization and methodological difficulties to English teaching. Nonetheless, the integration of students with ADHD seems to promote cognitive and pragmatic gains.

Keywords: English Language Teaching. Inclusive Education. ADHD

 

Biografia do Autor

Fábio Henrique Rosa Senefonte, Universidade Estadual do Norte do Paraná. PR, Brasil.

Professor adjunto na área de Língua Inglesa na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-CP). Doutor (2018) e Mestre (2014) em Estudos da Linguagem (na linha de pesquisa ensino, aprendizagem e formação do professor de língua estrangeira) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP (2011). Pela mesma Universidade, também é licenciado em Letras, com habilitações em língua portuguesa e língua inglesa com suas respectivas literaturas (2010). Tem experiência no ensino, aprendizagem e formação do professor de língua inglesa. Foi bolsista Fulbright, atuando como professor assistente de língua portuguesa na Howard University (Washington DC-EUA) (2013-2014) e aluno de pós-graduação da mesma Universidade, cursando disciplinas nos departamentos de Comunicação, Ciências Sociais e Educação. É líder do Grupo de Pesquisa "Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (ELLI)". Os interesses de pesquisa abrangem a Sociolinguística Aplicada ao ensino, aprendizagem e formação do professor de língua estrangeira (com foco em variação linguística).

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos