Utilização do Software VisuAlg no Ensino da Lógica de Programação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n3p295-304

Resumo

Resumo
A crescente demanda de profissionais de Tecnologia da Informação em empresas, universidades e outras instituições é notória e, para tal, é necessária a formação de programadores para darem suporte à criação e manutenção de sistemas computacionais. O algoritmo, base para a criação dos softwares, pode ser ensinado de forma a facilitar o aprendizado dos estudantes, utilizando-se o Português Estruturado. Nesse sentido, foi realizada uma prática pedagógica, na qual se utilizou o Software VisuAlg como ferramenta auxiliar no ensino de algoritmos. O objetivo foi analisar as potencialidades do VisuAlg como recurso didático nas aulas de Algoritmos. A pesquisa, que é de cunho qualitativo, tem aproximações com estudo de caso. Os dados coletados foram analisados tendo como base a Análise Textual Discursiva. Os resultados encontrados apontam que: a) a utilização de diferentes técnicas e ferramentas auxiliou no ensino da lógica de programação, pois instigou os estudantes a experimentar e testar os algoritmos; b) a criação de algoritmos na Língua Portuguesa ajudou os estudantes a pensarem em sua lógica, não sendo necessário compreender comandos em inglês; c) a motivação dos estudantes aumentou, pois pode-se comprovar que os códigos criados estavam funcionando; d) o VisuAlg permitiu encontrar os erros nos códigos facilmente. Portanto, o Software VisuAlg pode ser considerado uma ferramenta que auxiliou no ensino da lógica de programação e estimulou o interesse dos estudantes da área de programação.

Palavras-chave: Recuso Didático. Algoritmos. Português Estruturado.

Abstract
The growing demand for professionals of Information Technology (IT) in companies, universities and other institutions is notorious, and for that, it is necessary the programmers formation to creation support and computer systems maintenance. The algorithm, the basis for the software creation, can be taught in a way that facilitates the student’s learning, using Structured Portuguese. In this sense, a pedagogical practice was performed, in which VisuAlg Software was used as an auxiliary tool in the algorithms teaching. The objective was to analyze the VisuAlg potential as a didactic resource in the Algorithms classes. The research, which is qualitative, has approximations with case study. The collected data were analyzed based on the Discursive Textual Analysis. The results show that: a) the use of different techniques and tools helped in the teaching of programming logic, as it instigates students to experiment and test the algorithms; b) the algorithms creation in Portuguese Language helped students to think in their logic, not being necessary to understand commands in English; c) the students’ motivation increase, because it is possible to verify that the codes created are working, as well as the facility of being able to find the errors. Therefore, the use of tools that help teaching the programming logic, and stimulate the students’ interest in this area, is increasingly used by different teachers.

Keywords: Didactic Resource. Algorithms. Structured Portuguese.

Biografia do Autor

Fabrício Hartmann Borba, Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.

Mestre em Ensino - Univates

Miriam Ines Marchi, Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.

Doutorado em Química Industrial - UFSM

 

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.

Doutora em Informática na Educação - UFRGS

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

BORBA, Fabrício Hartmann; MARCHI, Miriam Ines; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. Utilização do Software VisuAlg no Ensino da Lógica de Programação. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 295–304, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n3p295-304. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7928. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos