Ensino Híbrido como Ferramenta Metodológica no Ensino Superior

Autores

  • Maria do Socorro de Sousa Universidade Estadual Vale do Acaraú, Curso de Matemática. CE, Brasil.
  • Adriano Rodrigues de Araújo Universidade Estadual Vale do Acaraú, Curso de Matemática. CE, Brasil
  • Francisca Cláudia Fernandes Fontenele Universidade Estadual Vale do Acaraú, Curso de Matemática. CE, Brasil.
  • Maria José Araújo Souza Universidade Estadual Vale do Acaraú, Curso de Matemática. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n2p289-293

Resumo

Resumo
Esta pesquisa surgiu da necessidade de analisar o ensino híbrido considerando a visão de estudantes do primeiro período do Curso Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Tem como objetivo verificar a influência do ensino híbrido no desempenho de alunos da disciplina Introdução as Teorias da Aprendizagem. Optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa de proposta exploratória, em que foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário disponibilizado aos sujeitos. Observou-se que o ensino híbrido foi bem avaliado pelos estudantes que apontaram-no como um importante recurso, que complementou o que foi estudado nas aulas presenciais, porém as atividades a distância, que caracterizam o ensino híbrido, precisam ser vistas como parte do processo de ensino e não apenas como um complemento, os estudantes não enxergaram a parte EAD como um processo de aprendizagem da disciplina e apenas como uma forma de complemento. O ensino híbrido proporcionou a maior reflexão sobre os conteúdos do estudante e o debate entre os alunos nos fóruns, além de se apropriarem de novos materiais, que não foram disponibilizados na aula presencial e que servem como base teórica em discussões em aula presencial. É importante ressaltar que a visão do ensino híbrido vai muito além de ter aulas em EAD e aulas presenciais, pois o mesmo é uma metodologia e como todas as outras requer que os discentes se motivem e busquem o conhecimento.

Palavras-chave: Ensino a Distância. Ensino Híbrido. Tecnologia Digital.

Abstract
This research arose from the need to analyze hybrid teaching considering the students’ view in the first period of the mathematics degree course at Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. It aims to verify the influence of hybrid education on the students’ performance in the Introduction to Learning Theories discipline. It was opted for a qualitative research with an exploratory proposal, in which a questionnaire was used as a research instrument that was made available to the subjects. It was observed that the hybrid teaching was well evaluated by the students who pointed it as an important resource that complemented what was studied in the face-to-face classes, however the distance activities, which characterize the hybrid teaching, need to be seen as part of the teaching process and not just as a complement, students did not see the EAD part as a subject learning process and only as a form of complement. Hybrid teaching provided the greatest reflection on student content and the debate among students in the forums, in addition to appropriating new materials that were not made available in the face-to-face class and which serves as a theoretical basis in speeches in the face-to-face class. It is important to point out that the vision of hybrid education goes far beyond having classes in distance learning and face-to-face classes, the same is a methodology and like all others, it requires that students be motivated and seek knowledge.

Keywords: Distance Learning. Hybrid Learning. Digital Technology

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Publicado

2021-06-23

Como Citar

SOUSA, Maria do Socorro de; ARAÚJO, Adriano Rodrigues de; FONTENELE , Francisca Cláudia Fernandes; SOUZA, Maria José Araújo. Ensino Híbrido como Ferramenta Metodológica no Ensino Superior. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 289–293, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n2p289-293. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7921. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos