“Abrir” Livros Para “Abrir” a Percepção do Mundo: a Leitura na Investigação Científica

Autores

  • Heleomar Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2010v11n2p%25p

Resumo

Neste trabalho, é trazida para discussão a questão da presença e da relevância da leitura em investigação científica. Pressupõe-se que a formação do pesquisador pode ser entendida analogamente como a formação de um leitor experiente, uma vez que a leitura sustenta o processo da pesquisa. Busca-se evidenciar as concepções vigentes de texto, leitor e leitura, que influenciam condutas de leitura de estudantes/responsáveis por fazer a ciência caminhar. Compreendendo que o conhecimento é um processo, uma sequência de estados dos seres humanos, abordase, neste artigo, a necessidade da decodificação do código linguístico para a realização de leituras, mas também a necessidade de o leitor/pesquisador ampliar seus referentes. Ou seja, aquilo que o constitui, pois, essa ampliação lhe permitirá ler melhor, atuar no mundo e analisar seu problema de pesquisa a partir de níveis superiores de percepção.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

GONÇALVES, Heleomar. “Abrir” Livros Para “Abrir” a Percepção do Mundo: a Leitura na Investigação Científica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 11, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2010v11n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/792. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos