Os Conceitos Geométricos na Obra de Molina e Rico (1970)

Autores

  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁUniversidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.
  • Marta Maria Gama Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil. Centro Universitário UniCathedral de Barra do Garças. MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n2p243-253

Resumo

Resumo
A coletânea “Criança, Geometria, Aritmética” de Molina e Rico, publicada no ano de 1969, foi objeto de estudo da pesquisa de Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Cuiabá (UNIC). O artigo tem como objetivo destacar a análise empreendida nos quatro dos seis livros inventariados no Colégio Liceu Cuiabano, com o intento de compreender como os conteúdos de Geometria foram trabalhados na escola primária de Mato Grosso na década de 1970. Ancorada na dimensão metodológica histórico-cultural, a pesquisa se centra nos fundamentos teóricos de autores que discutem com propriedade os conceitos Matemáticos em destaque nos livros didáticos. O estudo revela que a Geometria se constitui como um saber elaborado ao longo do tempo e destaca os primeiros elementos sistematizados da Geometria em destaque: ponto, reta, plano, polígonos, congruência e ângulos que foram sendo construídos, historicamente, pela cultura escolar e disseminada pela escola primária de Mato Grosso.

Palavras-chave: Ensino de Geometria. Cultura Escolar. Livro Didático.

Abstract
The collection "Child, Geometry, Arithmetic" by Molina and Rico, published in 1969, was the object of study by the Master's in Education research of the Graduate Program at University of Cuiabá (UNIC). The article aims to highlight the analysis undertaken in four of the six books inventoried at Colégio Liceu Cuiabano, with the intention of understanding how the geometry contents were worked in the primary school of Mato Grosso state in the 1970s. Anchored in the historical-cultural methodological dimension, the research focuses on the theoretical foundations of authors who properly discuss the mathematical concepts highlighted in textbooks. The study reveals that geometry is constituted as knowledge elaborated over time and highlights the first systematized elements of geometry highlighted: point, line, plane, polygons, congruence and angles that have been historically constructed by the school culture and disseminated by the primary school of Mato Grosso state.

Keywords: Geometry teaching, School culture, Textbook.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos