A Palatalização das Oclusivas [t] e [d] na Aquisição do Inglês como Língua Estrangeira

Autores

  • Alessandra Dutra
  • Andréia de La Costa Paixão

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2010v11n2p%25p

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a palatalização das oclusivas [t] e [d] na fala de brasileiros aprendizes do inglês. Para a realização da pesquisa, foi elaborado um questionário baseado nas pesquisas sociolinguísticas de Labov (1976), o qual consegue captar vários estilos de linguagem dos falantes, desde o mais informal até o mais formal. Foram entrevistados seis alunos de treze a dezesseis anos, todos considerados com nível de proficiência avançado da escola de idiomas Wizard da cidade de Ourinhos/SP. As gravações ocorreram somente em um encontro com cada informante e tiveram duração de mais ou menos dez minutos cada uma. Como recurso tecnológico, utilizamos um gravador digital com o intuito de obtermos maior certeza da produção dos fonemas pelos informantes. Pudemos concluir que, conforme os alunos se descontraíam durante a entrevista e à medida que os estilos se tornavam mais formais, os informantes empregavam as africadas [dZ] e [tS] em maior número de ocorrências. Tais resultados comprovam nossa tese de que esses fonemas são difíceis mesmo para alunos avançados, os estilos de linguagem interferem na produção dos mesmos e os professores, por sua vez, precisam incluir em suas atividades, práticas que envolvam também questões fonético-fonológicas para que os alunos consigam visualizar a estrutura consonantal e vocálica da língua alvo, conheça suas diferenças e consiga distinguir e empregar seus sons de forma adequada.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

DUTRA, A.; PAIXÃO, A. de L. C. A Palatalização das Oclusivas [t] e [d] na Aquisição do Inglês como Língua Estrangeira. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 11, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2010v11n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/789. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos