As Práticas Pedagógicas nos Livros Didáticos de Ciências e de Biologia Recomendados pelo PNLD 2017 e pelo PNLEM 2018

Autores

  • Andressa Corcete Hartmann Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Ciências Biológicas. RS, Brasil.
  • Erica do Espirito Santo Hermel Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Ciências Biológicas. RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5750-1437

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n3p412-421

Resumo

Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar e investigar as Práticas Pedagógicas presentes nos Livros Didáticos de Ciências e Biologia recomendados pelo PNLD 2017 e pelo PNLEM 2018. Para tanto, foram analisadas duas coleções de livros didáticos de Ciências (8 livros) e duas de Biologia (6 livros). A análise dos Livros Didáticos ocorreu em três etapas: primeiramente, foi realizada a leitura das Práticas Pedagógicas, logo após estas foram classificadas em categorias: Esquema de representação; Atividade de texto; Questões de Enem e de vestibular; Leitura complementar; Sugestões de práticas; Tema para discussão; Saiba mais; Questões discursivas; Ciências, tecnologia e sociedade; Exercícios comentados; Curiosidades; Atividades em grupo; Pense e responda; Questionários; Atividades reproducionistas; Tabelas, gráficos e mapas conceituais; Sugestão de pesquisa, sites, redação ou resumo; Atividades reflexivas, tirinhas e palavras cruzadas. Para finalizar foi realizada a contextualização utilizando referencial teórico. Ao total foram encontradas 5903 Práticas Pedagógicas, sendo 3451 nas coleções de Ciências e 2452 nas coleções de Biologia. A categoria que mais se destacou nos livros analisados, nesta pesquisa, foi a atividade reproducionista com 1359 práticas e a que menos se destacou foi a de projeto interdisciplinar com 12. Apesar do grande número de Práticas Pedagógicas encontradas nos livros didáticos, a maioria se limitava a poucas categorias, refletindo a pouca diversidade de estratégias de consolidação do conhecimento utilizadas nos livros.

Palavras-chave: Recursos Didáticos. Currículo. Ensino de Ciências. Ensino de Biologia.

Abstract
The study herein aimed to analyze and investigate the Pedagogical Practices present in the Textbooks of Science and Biology, recommended by PNLD 2017 and PNLEM 2018. To this end, two collections of science textbooks (8 books) and two biology textbooks (6 books) were analyzed. The didactic books analysis took place in three stages: first reading the Pedagogical Practices, soon after they were classified into categories. : Scheme of representation; Text activity; Enem and college entrance exams; Complementary reading; Suggestions of practices; Theme for discussion; Know more; Discursive questions; Science, technology and society; Commented exercises; Curiosities; Group activities; Think and answer; Questionnaires; Reproduction activities; Tables, graphs and concept maps; Search suggestion, websites, writing or summary; Reflective activities, comics and crossword puzzles. In order to finalize the contextualization using the theoretical framework was performed. A total of 5903 Pedagogical Practices were found, 3451 in the Science collections and 2452 in the Biology collections. The category that stood out most in the books analyzed in this research was the reproductive activity with 1359 practices and the one that stood out the most was the interdisciplinary project with 12. Despite the large number of Pedagogical Practices found in textbooks, most of them were limited to a few categories, reflecting the limited diversity of knowledge consolidation strategies used in textbooks.

Keywords: Didactic Resource. Curriculum. Biology Teaching. Teaching and learning.

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Publicado

2021-09-30

Edição

Seção

Artigos