A Produção Sobre Metodologias Ativas na Pós-Graduação Brasileira (2004-2017): Caracterização e Indicadores Bibliométricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n4p501-507

Resumo

Resumo
A introdução de metodologias ativas na educação brasileira tem sido realizada, de forma paulatina, em todos os níveis de ensino e, consequentemente, se tornado alvo da investigação científica. Assim, o objetivo deste estudo foi caracterizar a produção sobre metodologias ativas no âmbito da pós-graduação brasileira, sua abrangência e características bibliométricas. Para tanto, foram identificados 164 registros (27 teses e 137 dissertações) produzidos entre 2004 e 2017, com predomínio da produção em mestrados profissionais (n = 82) e com tendência de crescimento anual (Z = 3,53, p < 0,01, Q = 1,60, IC = 0,40 – 5,00). Há a prevalência de estudos descritivos (n = 84), com programas da área da saúde congregando 44,5% da produção e a aplicação da lei de Lotka aos orientadores indicou frequências similares às de autoria. A análise lexical dos resumos indicou a vinculação da produção a questões normativas no campo da educação nacional e corroborou o foco da produção nas percepções de alunos e professores em relação à adoção de metodologias ativas. Discute-se, a partir dos resultados, a necessidade de desenvolvimento de pesquisas como foco no impacto das metodologias ativas, bem como da necessidade de projetos de pesquisa de longo prazo.

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Metodologia de Ensino. Aprendizagem

Abstract
The introduction of active methodologies in Brazilian education has been carried out gradually at all levels of education and consequently has become the target of scientific research. Thus, the aim of this study was to characterize the production on active methodologies in the Brazilian postgraduate degree courses, its scope and bibliometric characteristics. Therefore, 164 records (27 theses and 137 dissertations) produced between 2004 and 2017 were identified, with a predominance of professional master's degrees (n = 82), with an annual growth trend (Z = 3.53, p < 0.01, Q = 1.60, IC = 0.40 - 5.00). There is a prevalence of descriptive studies (n = 84), with health programs congregating 44.5% of the production and the application of Lotka's Law to the supervisors indicated similar frequencies to those of authorship. The lexical abstracts analysis indicated the bonding of production to normative issues in the national education field and corroborated the focus of production on the students’ and professors’ perceptions regarding the adoption of active methodologies. The results discuss the need for research development as a focus on the impact of active methodologies, as well as the need for long-term research projects.

Keywords: Active Methodologies. Teaching Methodology. Learning

Biografia do Autor

Carlos Manoel Lopes Rodrigues, Centro Universitário de Brasília - UniCeub

Mestre e Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília. Professor Adjunto do Centro Universitário de Brasília.

Veruska Albuquerque, Centro Universitário Projeção.

Administradora, Mestre e Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília. Professora do Centro Universitário Projeção.

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Publicado

2021-01-19

Como Citar

RODRIGUES, Carlos Manoel Lopes; ALBUQUERQUE, Veruska. A Produção Sobre Metodologias Ativas na Pós-Graduação Brasileira (2004-2017): Caracterização e Indicadores Bibliométricos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 491–497, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n4p501-507. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7766. Acesso em: 20 abr. 2024.

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