Planejamento de Ensino Numa Perspectiva Crítica

Autores

  • Edinalva Madalena Almeida Mota
  • Angela Notarantonio

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2011v12n2p%25p

Resumo

O presente artigo teve como objetivo apresentar reflexões sobre a prática pedagógica no ensino superior com ênfase no aprender a aprender, visando o planejamento de ensino numa perspectiva critica. Foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que com a prática pedagógica assentada para a construção e reconstrução do conhecimento, torna-se necessário colocar recursos disponíveis para que o aluno possa ter atitude crítica diante da vida. E para que essa prática pedagógica aconteça, há necessidade de aliar o aprender a aprender às contribuições significativas das correntes pedagógicas inovadoras, as quais apontam para uma aliança entre a abordagem progressista, a holística e a do ensino com pesquisa. Nessa perspectiva, as atividades devem ser planejadas tendo como referencia a problemática sociocultural, econômica e política do contexto no qual a instituição universitária está inserida.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

MOTA, Edinalva Madalena Almeida; NOTARANTONIO, Angela. Planejamento de Ensino Numa Perspectiva Crítica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 12, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2011v12n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/775. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos