A Química no Cotidiano: uma Sequência Didática como Ferramenta para a Aprendizagem de Conceitos Químicos Envolvidos nos Primeiros Socorros

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DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n3p357-364

Resumo

Resumo
A Química é uma ciência que envolve uma série de situações do cotidiano, como os mecanismos envolvidos nas ações de Primeiros Socorros. O presente estudo teve como objetivo relacionar as ações de primeiros socorros ao ensino de química. Este trabalho foi desenvolvido em uma Escola Estadual no município de Coari-Amazonas/Brasil. Foram utilizadas ferramentas qualitativas e quantitativas, sendo essas divididas em aplicação do questionário inicial, aula expositiva, apresentação de trabalhos, jogos didáticos, aula prática e questionário final. Pôde-se verificar a importância de metodologias que estimulem os alunos, tornando os conteúdos simples e didáticos, sendo aplicados a exemplos rotineiros. Concluiu-se que o ensino de química aliado à realidade dos estudantes, por meio da temática primeiros socorros, proporcionou uma aprendizagem mais eficiente e uma maior compreensão da aplicação das reações químicas nas atividades do cotidiano.

Palavras chaves: Amazonas. Ensino de Química. Contextualização.

Abstract
Chemistry is a science that involves a series of everyday situations, as mechanisms in First Aid actions. This research aimed to relate the emergency first aid in Chemistry teaching. This work was developed in a state school in Coari city, Amazonas, Brazil. Qualitative and quantitative methods were used, being divided in application of the initial questionnaire, lecture class, presentation of assignments, ludic activity, practical class and final questionnaire. It was possible to verify the importance of methodologies that stimulate the students to make the contents simple and didactic, being applied to routine examples. It was concluded that the chemistry teaching combined with the students’ reality through the thematic first aid provided an efficient learning and a greater understanding on the application of chemical reactions in daily activities.

Keywords: Amazonas. Chemistry Learning. Contextualization. PLB.

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima; SILVA, Brenna Souza da. A Química no Cotidiano: uma Sequência Didática como Ferramenta para a Aprendizagem de Conceitos Químicos Envolvidos nos Primeiros Socorros. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 357–364, 2020. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n3p357-364. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7736. Acesso em: 25 abr. 2024.

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Artigos