Boca de Ouro: as Três Faces de Uma Personagem

Autores

  • Regina Aranda da Cruz Galo
  • Roberta Caparelli
  • José de Arimathéia Cordeiro Custódio

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2011v12n2p%25p

Resumo

Escrita por Nelson Rodrigues em 1959, a peça Boca de Ouro retrata, através da figura homônima de um bicheiro do submundo carioca, alguns temas constantes em sua dramaturgia, tais como traição, exploração e violência. Na peça em questão, a ação dramática começa a se desenvolver a partir da morte de Boca de Ouro e da mobilização de dois repórteres para entrevistar sua ex-amante, D. Guigui, esperando que esta lhes confesse algum crime cometido pelo bicheiro. Os relatos feitos por ela irão construir três pontos de vista diferentes da personagem Boca de Ouro. Dessa forma, tomou-se como ponto de partida para a análise da peça teatral os elementos estruturais que a compõem, no intuito de exemplificar como cada um contribuirá para a reconstrução da existência da personagem Boca de Ouro feita através dos relatos estruturados em flashbacks de D. Guigui. Como resultado, o estudo conclui que as diferentes narrativas proferidas pela personagem-narradora forneceram as condições necessárias para concepção das três identidades do bicheiro, confirmando assim a multiplicidade de faces da personagem.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

GALO, Regina Aranda da Cruz; CAPARELLI, Roberta; CUSTÓDIO, José de Arimathéia Cordeiro. Boca de Ouro: as Três Faces de Uma Personagem. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 12, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2011v12n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/772. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos