Docência Multisseriada na Escola Rural: Trajetória e Memória de uma Professora (1940/1969)

Autores

  • José Edimar de Souza

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2011v12n2p%25p

Resumo

O presente estudo tem por objetivo desdobrar fatos em torno da trajetória de uma professora cuja docência acorreu na área rural de Novo Hamburgo - RS, entre 1940-1969. O contexto em que as memórias emergem diz respeito à relação que se estabelece com a realidade no processo de construção da história. Esta pesquisa pretende, pois, analisar e compreender como a trajetória se entrelaça à prática pedagógica em classes multisseriadas e, também, investigar as marcas do poder agora revisitadas pelas memórias. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza metodologia da História Oral valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. Os referenciais teóricos fundamentam-se em Nóvoa, entre outros, que auxiliam na construção de relações e significados acerca das memórias. A história de “Gersy” singulariza-a como professora pioneira na história da educação pública municipal rural.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

DE SOUZA, José Edimar. Docência Multisseriada na Escola Rural: Trajetória e Memória de uma Professora (1940/1969). Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 12, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2011v12n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/767. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos