Ensino de Biotecnologia para Estudantes no Ensino Fundamental em uma Escola Pública no Sul do Amazonas

Autores

  • Leonardo Carvalho Alves Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM- Humaitá- AM)
  • Heron Salazar Costa Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. AM, Brasil.
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. AM, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n4p451-458

Palavras-chave:

Tecnologia, Organismos biológicos, Abordagem.

Resumo

Resumo
A Biotecnologia é considerada uma ciência multidisciplinar, e usa seres vivos a partir da aplicação de técnicas, ferramentas ou procedimento com auxílio de novas tecnologias para fabricação de bens de consumo ou serviços. Objetivou-se propor instrumento metodológico para abordar a Biotecnologia e elucidar um campo de discursão teórico/prático desta ciência, considerando a percepção dos estudantes. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública na cidade de Humaitá- AM. Foram selecionadas, de forma aleatória, duas turmas do Ensino Fundamental. Utilizou-se pesquisa de caráter bibliográfico, pesquisa ação com abordagem qualitativa e quantitativa com referência ao método Materialismo Histórico e Dialético, as técnicas de coletas de dados utilizadas foram: diagramas de fluxo do pensamento pré e pós-atividades da pesquisa e construção de atividade didática. Os resultados apontam que os diagramas expressaram a verdade pelos sujeitos, em um paralelo inicial e final da abordagem sobre Biotecnologia. Além disso, por meio da abordagem de conteúdo, os estudantes puderam se apropriar de informações sobre o processo de produção, as vantagens, as desvantagens, as curiosidades e as demais informações pertinentes sobre Biotecnologia. Por este motivo, esta pesquisa demonstrou que é possível propor metodologia de simples execução para ensinar Biotecnologia dentro das possibilidades do professor e aluno, no cenário atual de evolução tecnológica, e uso de organismos biológicos para melhorar a condição da vida do homem. Portanto, espera-se que outros agentes de conhecimento adotem métodos similares para aproximar o estudante da Biotecnologia, em uma perspectiva positiva de mundo, considerada a ciência do século.

Palavras-chave: Tecnologia. Organismos Biológicos. Abordagem.

Abstract
Biotechnology is considered a multidisciplinary science, and uses living beings from the application of techniques, tools or procedures with the aid of new technologies for the manufacture of consumer goods or services. The objective was to propose a methodological instrument to approach Biotechnology and to elucidate a field of theoretical / practical discourse on this science considering the students' perception. This research was developed in a public school in the city of Humaitá-AM. Two classes of elementary school were selected at random. Bibliographic research was used, action research with a qualitative and quantitative approach with reference to the Historical and Dialectical Materialism method, the data collection techniques used were: Pre- and post-thought flow research diagrams and didactic activity construction . The results show that the diagrams expressed the truth by the subjects in an initial and final parallel of the approach on Biotechnology. In addition, through the content approach, the students were able to appropriate information about the production process, the advantages, disadvantages, curiosities and other pertinent information about Biotechnology. For this reason, this research has shown that it is possible to propose a simple execution methodology to teach Biotechnology within the possibilities of the teacher and student in the current scenario of technological evolution and use of biological organisms to improve the man's life condition. Therefore, it is expected that other knowledge agents adopt similar methods to bring the student closer to Biotechnology, in a positive perspective of the world, considered the science of the century.

Keywords: Technology. Biological Organisms. Approach.

Biografia do Autor

Leonardo Carvalho Alves, Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM- Humaitá- AM)

Atualmente, mestrando no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/ UFAM- Humaitá- AM) e Docente temporário na mesma instituição de ensino no Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química na área de Biologia. Possui Graduação em Licenciatura em Ciências: Biologia e Química pelo Instituto de Natureza e Cultura (INC/ UFAM- Benjamin Constant- AM). É Colaborador do Núcleo Regional do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) região sul do Amazonas na cidade de Humaitá. Tem experiência em atributos químicos de solo de áreas degradadas; estudos em ensino de Biotecnologia e, em Anfíbios, com ênfase em levantamento de anurofauna (sapos, rãs e pererecas). (Texto informado pelo autor)

Heron Salazar Costa, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. AM, Brasil.

Bacharel em Agronomia (1994) e Licenciado em Ciências (2001) pela Universidade Federal do Amazonas. Mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2007). Atualmente, é professor do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) - UFAM, em Humaitá - AM. Experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia do solo, calcário, fertilidade do solo, micorriza arbuscular e interação planta-microorganismos. Atuou como coordenador do Curso de engenharia Ambiental, em 2010 e no biênio 2013 - 2014. Fez parte do do Comitê Científico Local do IEAA/UFAM (2008-2009). Desenvolve trabalhos de extensão na área de Agronomia e Saneamento. É líder do Grupo de Pesquisa Agricultura e Ambiente vinculado ao IEAA/UFAM, o qual busca desenvolver trabalhos de pesquisa que contribuam para caracterização do ambiente e entendimentos dos processos responsáveis pelas suas transformações, sejam de natureza geológica ou antrópica.

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. AM, Brasil.

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário São Lucas; Especialista em Gestão Ambiental pela mesma instituição; Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) atuando nas áreas de ensino de Ciências e Ciências Ambientais. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB). CRBio-6 sob nº 073096/AM-D.

Referências

BORÉM, A. Biotecnologia de A a Z. Viçosa: Editora UFV. 2003.

GADOTTI, M. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo- SP, Cortez: Autores associados. 1983.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. Ed.- São Paulo- SP, Atlas. 2002.

KONDER, L. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, coleções Primeios Passos 23, 2008, 85 pág.

MALAJOVICH, M. A. O ensino de Biotecnologia. 1ª edição. Rio de Janeiro- RJ, ISBN: 978-85-921077-1-0, 2017, 48 pág. Disponível em <https://bteduc.com/livros/Ensino_de_Biotecnologia_2017.pdf> acesso em 23 de out 2019.

MARCELINo, L. V., MARQUES, C. A. Abordagens educacionais das biotecnologias no ensino de ciências através de uma análise em periódicos da área. Investigações em Ensino de Ciências, 22(1), 61-77, 2017. Disponível em <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/374/pdf> acesso em 23 de out 2019.

MARCONI, M. de A., LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7ª Ed. São Paulo, Atlas, 2016.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília, 2008, 135 p., volume 2.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000, 192 p.

RAMOS, J. T. J., SILVA, A. M. T. B. As concepções dos professores sobre a interdisciplinaridade em um modelo alternativo de formação em ciências exatas: possíveis convergências. Investigações em Ensino de Ciências, 23(3), 01-30, 2018. Disponível em <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1062/pdf> acesso em 23 de out 2019.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa- Ação. 4ª. Ed.- São Paulo- SP, Cortez: Autores associados, 1988.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Como Citar

ALVES, Leonardo Carvalho; COSTA, Heron Salazar; LIMA, Renato Abreu. Ensino de Biotecnologia para Estudantes no Ensino Fundamental em uma Escola Pública no Sul do Amazonas. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 451–458, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n4p451-458. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7623. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos