A Avaliação como Fio Condutor da Prática Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n4p370-377

Palavras-chave:

Ensino. Avaliação. Avaliação Formativa.

Resumo

A atual perspectiva de avaliação formativa, se preocupa com a formação dos alunos mais do que em dar notas, atuando de forma contínua, preocupando-se com todos os aspectos e todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, faz da avaliação uma peça chave dentro desse processo, superando a suas funções mais conhecidas de verificar e certificar por meio de notas ou conceitos. Tem-se o objetivo de apresentar uma perspectiva de avaliação que pode conduzir as ações pedagógicas de professores e alunos. Para isso, buscou-se na literatura o sentido da avaliação formativa, por meio de uma pesquisa especulativa baseada em Martineau, Simard e Gauthier (2001) e Van Der Maren (1996), trata-se do conceito de avaliação formativa desde a sua gênese até o que atualmente é discutido na literatura. Por fim, apresenta uma perspectiva de avaliação que tem a função de conduzir todas as práticas em sala de aula.

 

Palavras-chave: Ensino. Avaliação. Avaliação Formativa.

Abstract

The perspective of formative assessment, which is concerned with the formation of students rather than grading, acting continuously, worrying about all aspects and everyone involved in the teaching and learning process, makes evaluation a piece key within this process, surpassing its most well-known functions of verifying and certifying through notes or concepts. This article aims to present an evaluation perspective that can lead the pedagogical actions of teachers and students. For this, we sought in the literature the meaning of formative evaluation, through a speculative research based on Martineau, Simard and Gauthier (2001) and Van Der Maren (1996), this article deals with the concept of formative evaluation since its inception. even what is currently discussed in the literature. Finally, it presents an evaluation perspective that has the function of conducting all classroom practices.

 

Keywords: Learn. Assessment . Formative Assessment.

Biografia do Autor

Osmar Pedrochi Junior, UNOPAR, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e usa Tecnologias. PR. Brasil.

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da UNOPAR.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

PEDROCHI JUNIOR, Osmar; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. A Avaliação como Fio Condutor da Prática Pedagógica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 370–377, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n4p370-377. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7615. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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Artigos