Estratégias de Leitura Utilizadas Por Alunos Universitários de Licenciaturas Distintas1

Autores

  • Elaine Cristina Mateus-Lessa
  • Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2011v12n2p%25p

Resumo

É perceptível que a sociedade moderna exige cada vez mais que o indivíduo busque conhecimentos distintos para que esteja capacitado para diferentes funções. Para atender a essas demandas, é incontestável a importância da leitura e que o indivíduo tenha aprendido estratégias que ultrapassem a simples decodificação dos símbolos aduzidos em um texto. O presente trabalho objetivou investigar a frequência que as estratégias de leituras são utilizadas por alunos universitários, matriculados em cursos de licenciatura das áreas de Humanas e Exatas, em cursos que possibilitam o exercício profissional de professores nas séries iniciais da Educação Básica. Os participantes encontravam-se matriculados nas séries iniciais dos cursos de Letras Vernáculas e Clássicas (n=63), de Matemática (n=27) e de Ciências Biológicas (n=18) de uma universidade pública. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Estratégias de Leitura. De modo geral, os resultados apontam para o pouco uso de estratégias efetivas para a leitura de estudo por parte dos participantes. Análises comparativas com resultados da literatura foram realizados, indicando a importância dos professores do Ensino Superior ensinarem os alunos a lerem os textos que prescrevem.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

MATEUS-LESSA, Elaine Cristina; PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa. Estratégias de Leitura Utilizadas Por Alunos Universitários de Licenciaturas Distintas1. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 12, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2011v12n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/757. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos