A Gestão Escolar em uma Escola Indígena do Rio Grande do Norte: Concepções e Práticas

Autores

  • Creusa Ribeiro da Silva Lelis Instituto Federal do Rio Grande do Norte. RN, Brasil. Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. PB, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8790-9086
  • Givanildo da Silva Universidade Federal de Alagoas. AL, Brasil. Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. PB, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5490-6690

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n4p405-414

Palavras-chave:

Gestão Escolar. Conselho Escolar. Escola Indígena. Escola Pública.

Resumo

Resumo

A pesquisa teve como objetivo apresentar as concepções e as práticas da gestão escolar em uma Escola indígena, no município de Canguaretama, no estado do Rio Grande do Norte. A metodologia esteve pautada na abordagem qualitativa e o estudo de caso, como técnica de pesquisa. Os dados foram coletados através da entrevista semiestruturada com 6 profissionais da Escola. Como resultados, foi possível perceber que a concepção vivenciada pela comunidade não apresenta as características da gestão democrática, uma vez que as comunidades local e escolar não estão presentes nos processos decisórios e de planejamento da proposta pedagógica.

Palavras-chave: Gestão Escolar. Conselho Escolar. Escola Indígena. Escola Pública.

Abstract

The research aimed to present the concepts and practices of school management in an indigenous school, in the municipality of Canguaretama, in the state of Rio Grande do Norte. The methodology was based on the qualitative approach and the case study as a research technique. Data were collected through semi-structured interviews with 6 school professionals. As a result, it was possible to realize that the conception experienced by the community does not present the characteristics of democratic management, since the local and school communities are not present in the decision making and planning processes of the pedagogical proposal.

Keywords: School management. School board. Indigenous School. Public school.

Biografia do Autor

Creusa Ribeiro da Silva Lelis, Instituto Federal do Rio Grande do Norte. RN, Brasil. Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. PB, Brasil.

Doutora em Educação e professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas. AL, Brasil. Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. PB, Brasil.

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, Maceió- Alagoas. 

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

LELIS, C. R. da S.; SILVA, G. da. A Gestão Escolar em uma Escola Indígena do Rio Grande do Norte: Concepções e Práticas. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 405–414, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n4p405-414. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7489. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos