Aplicação do Jogo Digital Code Combat no Ensino de Programação aos Alunos do Curso Médio Técnico em Informática

Autores

  • Leandro Santos Passos Universidade do Estado de Mato Grosso, Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação. MT, Brasil.
  • Jonathan Willian Zangeski Novais Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais. MT, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6598-3138
  • Louyse Siqueira da Silva Varella Universidade de Cuiabá, Curso de Engenheira Elétrica. MT, Brasil.
  • Allan Gonçalves de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Computação. MT, Brasil.
  • Dahiane dos Santos Oliveira Zangeski Universidade de Cuiabá, Curso de Engenheira Elétrica. MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n1p112-116

Resumo

O estudo compreendeu a aplicação do jogo digital Code Combat, em sala de aula, com o intuito de verificar como os alunos interagiam com esse jogo visando o aprendizado de programação.  A programação é muito importante para o tempo atual e seu ensino e aprendizagem é fundamental nos cursos voltados à Tecnologia da Informação (TI). No entanto, no processo de aprendizagem, muitos estudantes se deparam com dificuldades em raciocinar e abstrair respostas para a solução de problemas encontrados. Neste contexto, a utilização de jogos digitais no ensino de programação tem sido uma estratégia, que visa minimizar essas dificuldades. Assim, foi observada a sua a aplicação, em sala de aula, visando o aprendizado de programação. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa a partir de um estudo de caso, tendo como coleta de dados um questionário aplicado aos participantes. Os resultados mostram que essa abordagem possui boa aceitação pelos participantes e se verificou que os participantes se sentiram motivados a aprender programação com o auxílio do jogo digital e, por isso, consideram uma estratégia importante no ensino de programação, em função da facilidade que muitos alunos já possuem para compreender a dinâmica do jogo digital.

 

Palavras-chave: Jogos Digitais. Code Combat. Programação. Aprendizagem.

 

Abstract

The study included the Code Combat digital game application in the classroom in order to verify how the students interacted with this game aiming the programming learning. Programming is very important for our time and its teaching and learning is fundamental in courses focused on Information Technology (IT). However, in the learning process, many students face difficulties reasoning and abstracting answers to solve encountered problems. In this context, the use of digital games in programming teaching has been a strategy that aims to minimize these difficulties. Thus, it was observed its application in the classroom aiming at programming learning. This is a research with qualitative and quantitative approach based on a case study with data collection as a questionnaire applied to the participants. The results show that this approach is well accepted by the participants and it was found that the participants were motivated to learn programming with the help of digital game and therefore consider it an important strategy in programming teaching, due to the ease that many students already have to understand the digital gaming dynamics.

 

Keywords: Digital Games. Code Combat. Programming. Learning.

 

Referências

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Publicado

2020-06-17

Como Citar

PASSOS, Leandro Santos; NOVAIS, Jonathan Willian Zangeski; VARELLA, Louyse Siqueira da Silva; DE OLIVEIRA, Allan Gonçalves; ZANGESKI, Dahiane dos Santos Oliveira. Aplicação do Jogo Digital Code Combat no Ensino de Programação aos Alunos do Curso Médio Técnico em Informática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 112–116, 2020. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n1p112-116. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7458. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos