Interdisciplinaridade e Ensino: Propostas para Planejamento Curricular

Autores

  • Renata Biguetti de Souza Santos Secretaria de Educação do Município de Londrina. PR, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5977-5255
  • Givan José Ferreira dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4104-9313
  • Alessandra Dutra Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza; e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciência e Tecnologia. PR, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5119-3752

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n3p273-278

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Ensino. Planejamento curricular

Resumo

A questão do planejamento curricular se apresenta como um dos elementos centrais quando se reflete a respeito do complexo processo de ensino-aprendizagem escolar, particularmente da Educação Básica. Nessa perspectiva busca-se responder aos questionamentos por que fazer, o que é e como fazer um projeto de currículo para o ensino escolar com princípios da interdisciplinaridade e, em consonância com essa problemática, alcançar os objetivos de expor razões favoráveis à adoção na prática docente desse paradigma pedagógico, de mostrar alguns de seus traços conceituais e de sinalizar caminhos para sua efetivação. Com base em aspectos teóricos e metodológicos de pesquisadores sobre o fenômeno da interdisciplinaridade e sua relação com a organização curricular, empreendeu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, descritivo e analítico. Acredita-se que os pressupostos conceituais, as luzes pedagógicas e as reflexões apresentadas no trabalho possam contribuir para aprofundamento da compreensão do tema pelos atores sociais que pensam e atuam na educação do Brasil.

 

Palavras-chave: Processo de Ensino e Aprendizagem. Prática Docente. Educação no Brasil.  

 

Abstract

The issue of curriculum planning is presented as one of the central elements when reflecting on the complex process of school teaching and learning, particularly in basic education. From this perspective, seeks to answer the questions why to do, what is and how to make a curriculum project for school teaching with interdisciplinary principles and, in line with this problem, achieve the objectives of exposing reasons favorable to adoption in practice. teacher of this pedagogical paradigm, to show some of its conceptual traits and to signal paths for its realization. Based on the theoretical and methodological aspects of researchers about the phenomenon of interdisciplinarity and its relationship with the curricular organization, a bibliographical, descriptive and analytical research was undertaken. It is believed that the conceptual assumptions, the pedagogical lights and the reflections presented in the work can contribute to the deepening of the understanding of the theme by the social actors who think and act in the education of Brazil.

 

Keywords: Teaching and Learning Process. Teaching Practice. Education in Brazil.

 

Biografia do Autor

Renata Biguetti de Souza Santos, Secretaria de Educação do Município de Londrina. PR, Brasil.

Graduação em Letras pela Universidade Norte do Paraná/UNOPAR, Londrina, Especialização em Elaboração de Material Didático pela Faculdade Bagozzi/Curitiba, Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Internacional/UNINTER, Curitiba.

Givan José Ferreira dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR, Brasil.

Doutor em Estudos da Linguagem pela UEL; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN.

Alessandra Dutra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza; e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciência e Tecnologia. PR, Brasil.


Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP de Araraquara. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (Mestrado Profissional) e em Ensino de Ciência e Tecnologia (Doutorado Acadêmico).

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Publicado

2019-10-02

Como Citar

SANTOS, Renata Biguetti de Souza; SANTOS, Givan José Ferreira dos; DUTRA, Alessandra. Interdisciplinaridade e Ensino: Propostas para Planejamento Curricular. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 273–278, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n3p273-278. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7430. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos