A Temática da Formação de Professores nas Produções Acadêmicas em um Programa de Pós-Graduação do Contexto Amazônico

Autores

  • Bruno da Silva Lima Antunes Dias Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. AM, Brasil.
  • Emanuela Ferreira de Oliveira Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. AM, Brasil.
  • João Luiz da Costa Barros Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. AM, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n4p415-421

Palavras-chave:

Formação de professores, Professor Reflexivo, Professor Pesquisador, Ufam

Resumo

Este artigo apresenta o resultado da investigação do Estado do Conhecimento relativo a temática formação de professores (inicial e continuada) na perspectiva do professor reflexivo e pesquisador nas dissertações e teses defendidas no período de 2014 a 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – da Faculdade de Educação – FACED - da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. O trabalho foi inspirado a partir da preocupação da relação entre reflexão, pesquisa e prática docente durante aulas na disciplina Formação do Educador: Tendências, Perspectivas e Novas Abordagens Obrigatória, da linha de pesquisa Formação e Práxis do Educador Frente aos Desafios Amazônicos, já que o Programa tem como foco principal a formação e qualificação dos profissionais para o exercício do magistério e da pesquisa. Consistiu em pesquisa documental, adotando-se uma abordagem qualitativa, cujos dados para o levantamento e análises, utilizou-se o Catálogo de Teses da Capes que contém os resumos das 99 dissertações e teses que foram inventariados na área da Educação nos últimos cinco anos. Os resultados demonstram que um quinto das produções acadêmicas do PPGE/UFAM abordam a temática da formação de professores, porém não havendo nenhum destaque para as dimensões epistemológicas dos conceitos professor reflexivo e pesquisador. Como sugestões, destacamos a possibilidade de que aprofundamento epistemológicos dos conceitos de professor reflexivo e pesquisador sejam presentes nas futuras produções acadêmicas.

 

Palavras-chave: Formação de Professores. Professor Reflexivo. Professor Pesquisador. UFAM.

 

Abstract

This article presents the result of the State of Knowledge investigation on the theme of teacher education (initial and continuing) from the perspective of reflective teacher and researcher in dissertations and theses defended from 2014 to 2018 in the Graduate Program in Education - PPGE. - Faculty of Education - FACED - Federal University of Amazonas - UFAM. This paper was inspired from the concern of the relationship between reflection, research and teaching practice during classes in the Educator Training: Trends, Perspectives and New Approaches subject, from the Educator Training and Praxis research line in front of the Amazon Challenges, since the Program focuses on the training and qualification of professionals for teaching and research. It consisted of documentary research, adopting a qualitative approach, whose data for the survey and analysis, we used the Capes Thesis Catalog that contains the summaries of 99 dissertations and theses that were inventoried in the area of Education in the last five years. The results show that one fifth of the academic productions of PPGE / UFAM address the theme of teacher education, but there is no emphasis on the epistemological dimensions of the concepts reflective teacher and researcher. As suggestions, we highlight the possibility that epistemological deepening of the concepts of reflective teacher and researcher may be present in future academic productions.

 

Keywords: Teacher Training. Reflective Teacher. Researcher Teacher. UFAM.

Biografia do Autor

Bruno da Silva Lima Antunes Dias, Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. AM, Brasil.

Mestrando do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) pela UFAM – Universidade Federal do Amazonas. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia e especialista em Docência do Ensino Superior.

Emanuela Ferreira de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. AM, Brasil.

Mestranda do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) pela UFAM – Universidade Federal do Amazonas. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia e especialista em Gestão, Supervisão e Orientação.

João Luiz da Costa Barros, Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. AM, Brasil.

Professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba.

Referências

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

DIAS, B. da S. L. A.; OLIVEIRA, E. F. de; BARROS, J. L. da C. A Temática da Formação de Professores nas Produções Acadêmicas em um Programa de Pós-Graduação do Contexto Amazônico. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 415–421, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n4p415-421. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7423. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos