Olhares Antagônicos para a Educação Superior Brasileira

Autores

  • Maisa Olivera Melo Ferraz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. BA, Brasil.
  • Ennia Débora Passos Braga Pires Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. BA, Brasil.
  • Soraia Kfouri Salerno Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Educação. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n3p225-232

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar as divergentes percepções existentes para a Educação Superior ao se analisar o processo de redemocratização realizado no país até os dias atuais. Para isso, discutem-se os desafios e os impasses das políticas educacionais brasileiras quanto à gestão e ao financiamento, desigualdades de acesso e permanência. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa teórica e documental, que analisou documentos legais, tais como: a Constituição Federal, Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), em específico, uma análise da Meta 12 do PNE, que trata do Ensino Superior, bem como dos dados levantados por órgãos públicos para quantificação dos investimentos que o Brasil tem realizado em Educação. Ao trazer reflexões sobre as atuais políticas educacionais e revelar sobre quais olhares essas estão sendo desenhadas, denuncia que o caminho adotado vai em direção antagônica às necessidades da sociedade, ou melhor, em um sentido divergente de uma educação emancipadora, que versa para uma sociedade para além do capital. Conclui defendendo que o rompimento dessa lógica só será possível com a adoção de uma perspectiva educacional diferente, uma educação que transforme o trabalhador em um agente político que pensa, age e usa a palavra como arma para transformar o mundo.

 

Palavras-chave: Capital. Educação Emancipadora. Políticas Educacionais.

 

Abstract

This article aims to present the divergent perceptions that exist for Higher Education when analyzing the redemocratization process carried out in the country up to the present day. For this, it discusses the challenges and impasses of Brazilian educational policies regarding management and financing, inequalities of access and permanence. In this sense, a theoretical and documentary research was carried out, which analyzed legal documents, such as the Federal Constitution, the Law of Directives and Bases of National Education and the National Education Plan (PNE 2014-2024), in specific analysis, an analysis of the PNE Target 12 that deals with Higher Education, as well as data collected by public agencies to quantify the investments that Brazil has made in Education. By bringing reflections on current educational policies and revealing what looks are being drawn, it denounces that the path adopted goes in antagonistic direction to the needs of the society, or rather, in a divergent sense of an emancipatory education that is for a society beyond of capital. It concludes by arguing that breaking this logic will only be possible by adopting a different educational perspective, an education that turns the worker into a political agent who thinks, acts and uses the word as a weapon to transform the world.

 

Keywords: Capital. Emancipating Education. Educational Policies.

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Publicado

2019-10-02

Como Citar

FERRAZ, Maisa Olivera Melo; PIRES, Ennia Débora Passos Braga; SALERNO, Soraia Kfouri. Olhares Antagônicos para a Educação Superior Brasileira. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 225–232, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n3p225-232. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7380. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos