Formação em Pedagogia: Habilidades e Competências Desenvolvidas na Formação Inicial

Autores

  • Luciane Zamberlan Pasetto Universidade Franciscana, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Humanidades e Linguagens. RS, Brasil.
  • Noemi Boer Universidade Franciscana, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Humanidades e Linguagens. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n4p346-355

Palavras-chave:

Aprendizagem, Aprendizagem Docente, Professores e Formação continuada.

Resumo

Nesse artigo, têm-se como objetivo analisar aspectos relativos à formação inicial e continuada, bem como habilidades e competências desenvolvidas na trajetória profissional de oito professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Santa Maria, RS. Busca-se também elucidar a reflexão crítica em relação à formação e atuação docente neste nível de ensino. O aporte teórico está fundamentado, basicamente, em Cavaco, Freire, Marcelo Garcia, Imbernón, Nóvoa e Pimenta. A análise, de natureza qualitativa, examina narrativas temáticas, coletadas em entrevista com os participantes da pesquisa.  Para esta finalidade procurou-se nos autores citados, sustentação teórica para a interpretação das narrativas selecionadas. Quanto às habilidades e competências adquiridas no curso de Pedagogia, o estudo mostra a importância dos estágios curriculares e dos projetos de intervenção na correlação teoria e prática, autonomia do professor e o saber planejar. Com relação à formação inicial e continuada dos participantes, as narrativas corroboram o que dizem os autores que fundamentam este estudo de que ambas executam uma interlocução constante, tendo em vista que a formação ocorre ao longo da vida. Portanto, as narrativas da trajetória pessoal de professores se constituem em um valioso material de análise pois, contemplam aspectos importantes da docência e de sua formação.  

 

Palavras-chave: Aprendizagem. Aprendizagem Docente. Professores e Formação Continuada.

 

Abstract

In this article, we aim to analyze aspects related to initial and continuing formation, as well as skills and competencies developed in the professional trajectory of eight teachers of the initial years of elementary School of Santa Maria, RS. It also seeks to elucilist the critical reflection in relation to the education and teaching performance at this level of education. The theoretical contribution is basically based on Cavaco, Freire, Marcelo Garcia, Imbernón, Nóvoa  and Pimenta. The analysis, of a qualitative nature, examines thematic narratives, collected in an interview with the research participants.  For this purpose, we searched for the authors cited, theoretical support for the interpretation of the selected narratives. As for the skills and competences acquired in the pedagogy course, the study shows the importance of the curricular internships and intervention projects in the theory and practice correlation, teacher autonomy and the knowledge to plan. In relation to the initial and continuing formation of the participants, the narratives corroborate what the authors say that support this study that both perform a constant interlocution, considering that the formation takes place throughout life. Therefore, the narratives of the personal trajectory of teachers constitute a valuable material of analysis because they contemplate important aspects of teaching and their formation. 

 

Keywords: Learning Teacher Learning. Teachers and Continuing Education.

Biografia do Autor

Luciane Zamberlan Pasetto, Universidade Franciscana, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Humanidades e Linguagens. RS, Brasil.

Pedagoga formada pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA em Santa Maria RS. Ao longo de sua graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UNIFRA/Pedagogia e atuou em sala de aula com monitoria e apoio pedagógico com turmas de 2º e 3º anos do ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal. Como bolsista PIBID/Pedagogia desenvolveu estudos a cerca das possibilidades metodológicas para a alfabetização, ludicidade e aprendizagens significativas. Já participou de projetos de extensão e iniciação científica pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, sempre relacionados as Ciências Humanas, sua área de atuação. Possui experiência em sala de aula e compreende a formação inicial e continuada como determinantes para o fazer pedagógico. Atua em grupos de estudos e desenvolve pesquisas com temáticas referentes à alfabetização de crianças e inclina-se para a temática Formação de Professores. Em suas pesquisas busca [re] significar os conhecimentos a cerca das possibilidades metodológicas para sala de aula capazes de qualificar a educação básica, em específico a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Participa constantemente de Seminários, Congressos e eventos que se propõe a discutir a Educação Básica na atualidade, por compreender a necessidade de atualização que a profissão professor necessita. Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e concluiu o Curso de Extensão O Brincar e o Aprender na Educação Inclusiva, ambas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS - em Porto Alegre RS. Pós-Graduação em Educação Especial e Educação Inclusiva-Uninter, Trabalhou como Pedagoga e Psicopedagoga na Clínica Interage - Centro Interdisciplinar de Atenção à Saúde e ao Bem-Estar. Trabalha como professora de reforço escolar atuando com Educação Infantil e Anos Iniciais com o foco na ludicidade e alfabetização. Psicopedagoga Institucional na Sociedade Espírita Lar De Joaquina - Santa Maria/RS durante 1 ano e meio. Pós-Graduação em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa - Uninter, hoje atua como Psicopedagoga Clínica em Consultório Particular e reforço escolar. Mestranda Ensino de Humanidades e Linguagens - UFN.

Noemi Boer, Universidade Franciscana, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Humanidades e Linguagens. RS, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade de Passo Fundo; Graduação em Ciências, Licenciatura Plena em Biologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco. Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação Ensino Científico e Tecnológico, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e professora assistente 1 do Centro Universitário Franciscano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, , (URI), campus de Santo Ângelo. Professora adjunta da Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS. Integra o corpo de professores do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da UFN. Atua, principalmente nos seguintes campos: Pesquisa em Educação Ambiental, sustentabilidade, Meio Ambiente e Teatro-educação. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/UFN).

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

PASETTO, Luciane Zamberlan; BOER, Noemi. Formação em Pedagogia: Habilidades e Competências Desenvolvidas na Formação Inicial. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 346–355, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n4p346-355. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7379. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos