Leitura Deleite: o que Pensam os Professores do Ciclo Básico de Alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n1p8-13Resumo
Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a Leitura Deleite, atividade amplamente divulgada no Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. O interesse por esta temática surgiu durante a pesquisa de mestrado, em que foi observada na sala de aula a prática de Leitura Deleite. Esta entendida como uma estratégia que possibilita o despertar do prazer e reflexão sobre o que é lido, sem se preocupar com a questão formal da leitura e escrita. Nesse enfoque se buscou investigar se as docentes sabem o que é a Leitura Deleite e como a desenvolvem em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, que se desenvolveu em duas escolas públicas da rede municipal de Várzea Grande-MT. As docentes participantes responderam a um questionário, contendo cinco questões, além disso, foi realizada a observação em sala de aula. Os resultados apresentaram que as professoras conhecem substancialmente o processo de trabalhar com a Leitura Deleite, em virtude da formação do PNAIC, no entanto, a prática ainda está muito atrelada em elaborar e responder perguntas feitas pelas professoras. Acredita-se que as docentes precisam refletir mais sobre a sua própria concepção de leitura e de leitor, para possibilitar o intercâmbio com os alunos nesse processo de “conversar” com o texto, que não é ler só por ler, é ler por prazer, buscando sentido.
Palavras-chave: Leitura. Ensino. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC.
Abstrac
This research presents a reflection on Delightful Reading, an activity widely disseminated in the National Pact for Literacy at the Right Age - PNAIC. The interest for this theme arose during the master's research in which the practice of Deleite Reading was observed in the classroom. This is understood as a strategy that enables the awakening of pleasure and reflection on what is read without worrying about the formal issue of reading and writing. In this approach, it was sought to investigate whether teachers know what Deleite Reading is and how it is developed in the classroom. To this end, a qualitative research was carried out in two public schools in the municipal network of Várzea Grande-MT. The participating teachers answered a questionnaire containing five questions, in addition, classroom observation was carried out. The results showed that the teachers know substantially the process of working with the Deleite Reading, due to the PNAIC formation, however, the practice is still very tied in elaborating and answering questions asked by the teachers. It is believed that teachers need to reflect more on their own conception of reading and of the reader, in order to enable exchange with students in this process of "talking" with the text which is not just reading, but reading for pleasure, seeking meaning.
Keywords: Reading. Teaching. National Pact for Literacy at the Right Age - PNAIC.
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira. O leitor Competente à Luz da Teoria Literária. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, N.34,jan/mar., 1996.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1977.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Caderno de Apresentação / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.
BRANDÃO, Ana Carolina P.; O ensino da compreensão e a formação do leitor: explorando as estratégias de leitura. In: SOUZA, Ivane P.; BARBOSA, Maria Lúcia, F. (Orgs.). Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BRANDÃO, Ana Carolina Perussi. LEAL, Telma Ferraz. NASCIMENTO, BárbharaElyzabeth. Conversando sobre textos naalfabetização: O Papel da Mediação Docente - Literatura ensino fundamental / Coordenação, Aparecida Paiva, Francisca Maciel, RildoCosson . – BrasíliaMinistério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 204 p. : il. (Coleção Explorando o Ensino ; v. 20).
BRANDÃO, Ana Carolina Perussi. ROSA, Ester Calland de Sousa. In BRASIL.Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. A leitura de textos literários na sala de aula: é conversando que a gente se entende.Coleção Explorando o Ensino. 2005.
COSSON, Rildo: Círculos de Leitura e Letramento Literário 1ed São Paulo: Ed Contexto, 2018
COENGA, Rosemar.Leitura e Letramento Literário. Diálogos Cuiabá,2010.
GIL, Antonio Carlos: Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia. Lendo muito e sempre: o papel da leitura de literatura na alfabetização no contexto do PNAIC. In: SILVEIRA, Everaldo et al (orgs) Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2016
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria & prática. São Paulo: Pontes/Unicamp, 1993
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo.São Paulo: Ática, 1993.
LEAL, T. F.; PESSOA, A. C. R. G. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação do professor alfabetizador. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Formação de Professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB, 2012.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18ed. Petrópolis: Vozes, 2001
SILVA, Ezequiel Teodoro da. Criticidade e Leitura: ensaios, Campinas: Mercado de Letras, 1998.
SOUZA, Renata Junqueira de. SILVA, Kenia Adriana Modesto. ARIOSTI, Cinthia Magda Fernandes. ARIOSI.A Leitura e A Função da Literatura no PNAIC: para Além do deleite- Educação em Revista, Marília, v.17, p. 63-80, 2016, Edição Especial VIDAL, Diana Gonçalves. Bragança Paulista: Editora da Universidade de São Francisco, 2001.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
YUNES, E. Pelo avesso: a leitura e o leitor. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e PROLER: Programa Nacional de Incentivo à Leitura. Letras, Curitiba, n.44, p. 141-150. 1995. Editora da UFPR