A Experiência de Ser Mestrando e a Perspectiva de Ser Mestre

Autores

  • Antonio Sales Universidade Anhanguera - Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.
  • Kátia Guerchi Gonzales Universidade Anhanguera-Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.
  • Luciana Paes de Andrade Universidade Anhanguera-Uniderp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n4p362-369

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Formação de pesquisadores

Resumo

Esse artigo tem como finalidade destacar as narrativas autobiográficas como instrumento potencial na formação de docentes/pesquisadores, além de estudar as manifestações dos fenômenos relacionados com a vivência dos alunos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Uniderp, Campo Grande – MS. Inspirada em aportes teóricos e metodológicos da investigação interpretativa e da pesquisa narrativa e autobiográfica, com o enfoque nas experiências, o estudo focaliza-se na elaboração individual de relatos dos mestrandos, por meio de cartas. Salientamos que as cartas favoreceram momentos para conhecermos os percursos individuais e também coletivos de formação. Um processo reflexivo-crítico que carece de autonomia social e individual. Desse modo, o cenário da primeira disciplina, da primeira turma do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática se apresentou significante para instanciar cenários em que a relevância está no sujeito social enfocado: docentes/mestrandos no início da carreira como pesquisador. Observamos ainda que, as cartas para compreensão de processos formativos, em especial na formação individual de docentes/pesquisadores, se desenham entre experiências de histórias de vida, e por esse motivo, revelam suas singularidades. Foi possível perceber, ao final do estudo, que as narrativas autobiográficas são frutíferas tanto para a reflexão-crítica de si mesmo, para os sujeitos em formação, como também é relevante para o pesquisador que busca compreender os processos formativos a partir da experiência singular de cada sujeito – em nosso caso, de cada mestrando.

 

Palavras-chave: Escritas. Formação de Pesquisadores. Fontes de Pesquisa.

Abstract

This article aims to highlight the autobiographical narratives as a potential instrument in the training of teachers/researchers, as well as to study the manifestations of the phenomena related to the experience of Master 's degree students in the Academic Master's Program in Science and Mathematics Teaching at Uniderp, Campo Grande -  MS. Inspired by the theoretical and methodological contributions of interpretive research and narrative and autobiographical research, focusing on the experiences, the study focuses on the individual elaboration of reports of the master’s degree students, through letters. We emphasize that the letters favored moments to know the individual and also collective paths of formation. A reflexive-critical process that lacks social and individual autonomy. Thus, the scenario of the first discipline of the first group of the Master's Program in Science and Mathematics Teaching was significant to instantiate scenarios in which the relevance is in the social subject focused: teachers/masters at the beginning of the career as a researcher. We also note that the letters for the understanding of formative processes, especially in the individual formation of teachers/researchers, are drawn between experiences of life histories, and for this reason, reveal their singularities. At the end of the study, it was possible to perceive that autobiographical narratives are fruitful both for the reflection-critic of oneself, for the subjects in formation, and also for the researcher who seeks to understand the formative processes from the singular experience of each subject - in our case, each master's degree student.

 

Keywords: Writing. Training of Researchers. Search Sources.

 

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

SALES, Antonio; GONZALES, Kátia Guerchi; ANDRADE, Luciana Paes de. A Experiência de Ser Mestrando e a Perspectiva de Ser Mestre. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 362–369, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n4p362-369. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7274. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos