Mediação Pedagógica, Afetiva e Operacional, Práticas de uma Tutoria na Educação a Distância

Autores

  • Dayane Verginia Batista Bessa Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino e suas Tecnologias. PR, Brasil.
  • Fátima Aparecida da Silva Dias Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino e suas Tecnologias. PR, Brasil.
  • Samira Fayes Kfouri da Silva Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino e suas Tecnologias. PR, Brasil.
  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n3p246-253

Palavras-chave:

Mediação, Tutoria, Educação a distância.

Resumo

Este artigo tem por propósito apresentar o recorte da pesquisa de mestrado que analisou a compreensão do tutor, que atua no Ensino Superior, acerca da tríade da mediação. O referencial teórico relativo à Educação a Distância se pautou  nos documentos oficiais, que regulamentam a oferta desta modalidade de ensino entre Leis e Decretos, além de pesquisadores como Moore. Quanto ao conceito de mediação, apoiou-se  nas pesquisas realizadas por Masetto, Almeida, Moran, Freire e também no exposto nos referenciais de qualidade para a Educação a distância. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi do tipo exploratória, de cunho qualitativo. Os procedimentos metodológicos foram estruturados na elaboração do instrumento questionário, aplicação e análise dos dados. A análise dos dados foi realizada em duas etapas: i. documental; ii.questionário aplicado aos participantes da pesquisa e relatos dos mesmos. Neste artigo se discute  parte da análise da segunda etapa, que descreve a atuação dos tutores em relação à mediação pedagógica, afetiva e operacional, tríade de mediação objeto de estudo dos tutores pesquisados. Os resultados evidenciaram que os tutores compreendem a importância da mediação em suas ações junto aos alunos, porém muitos ainda não compreendem a tríade de mediação como um processo contínuo e que os programas de formação continuada oferecidos pela instituição contribuem diretamente para o enriquecimento profissional de seus tutores.

 

Palavras-chave: Mediação. Educação a Distância. Ensino Superior.

 

Abstract

This article aims to present the outline of the master's research that analyzed the understanding of the tutor working in higher education about the mediation triad. The theoretical reference related to Distance Education, was based on the official documents that regulate the offer of this teaching modality between Laws and Decrees, besides researchers like Moore. As for the mediation concept, it was based on research by Masetto, Almeida, Moran, Freire and also on the quality references for distance education. The methodology used in this research was exploratory, qualitative in nature. The methodological procedures were structured in the elaboration of the questionnaire instrument, application and data analysis. Data analysis was performed in two steps: i. Documentary; Questionnaire applied to the research participants and their reports. In this article  part of the analysis of the second stage is discussed that describes the tutors’ role in relation to pedagogical, affective and operational mediation, triad of mediation object of study of the researched tutors. The results showed that tutors understand the mediation importance in their actions with students, but many do not understand the mediation triad  yet as a continuous process and that the continuing education programs offered by the institution contribute directly to the professional enrichment of  the students’ tutors.

 

Keywords: Mediation. Distance Education. Higher Education.

Biografia do Autor

Dayane Verginia Batista Bessa, Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias pela Universidade Pitágoras Unopar, na linha de pesquisa Formação de Professores, com projeto de pesquisa na área de Formação Continuada, Especialista em Gestão e Organização Escolar pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Atuou como professora da Educação Infantil no Centro de Educação Infantil Beija Flor, atuou também no Apoio Pedagógico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, frente aos docentes e alunos. Atuou como Técnica de atividades Educacionais no Serviço Nacional do Comércio - SESC, no acompanhamento dos técnicos de atividades culturais promovendo ações e atendimentos a escolas, ONG's e projetos, coordenando também o espaço conexão no desenvolvimento de cursos e atividades voltadas a tecnologia. Atuou como Coordenador de Processos do curso de Pedagogia da Universidade Pitágoras Unopar e Universidade Anhanguera Educacional, nestas mesmas universidades participou da implantação e coordenou os cursos de Formação Pedagógica e Segunda Licenciatura, atuando junto aos docentes, tutores, polos de apoio e alunos.

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Publicado

2019-10-02

Como Citar

BESSA, Dayane Verginia Batista; DIAS, Fátima Aparecida da Silva; SILVA, Samira Fayes Kfouri da; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Mediação Pedagógica, Afetiva e Operacional, Práticas de uma Tutoria na Educação a Distância. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 246–253, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n3p246-253. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7220. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos