Aproximações da Escola Nova com as Metodologias Ativas: Ensinar na Era Digital
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n2p132-140Palavras-chave:
Ensino, Tecnologia, Tendência pedagógicaResumo
A Escola Nova, movimento que representou uma revolução educacional entre os séculos XIX e XX, impulsionou transformações no campo educativo em diversas partes do mundo por considerar, em suas metodologias, a individualidade dos educandos no processo de ensino e aprendizagem, deslocando a figura central do professor para o estudante. Esse movimento ganhou força por considerar os interesses e necessidades de aprendizagem de cada um, transferindo ao aluno a autonomia para a construção do conhecimento. Tendo como principal característica a aprendizagem ativa, de modo que o aluno possa aprender pela experiência e pela prática. Esse movimento perdeu força no Brasil devido às políticas públicas, mas também pela dificuldade de levar essa concepção educacional para toda a população, devido aos seus critérios de personalização e à necessidade de trabalhar com poucos alunos por turma, em sala de aula. Já no século XXI, com a expansão dos recursos tecnológicos, surgem novamente as tendências da utilização de metodologias ativas, em que, pela tecnologia aliada ao processo pedagógico, é favorável um ensino personalizado e ativo, assim como no ideário escolanovista. Portanto, a fim de colaborar com a compreensão das necessidades educacionais atuais, centradas no aluno, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as metodologias ativas e suas relações com a tendência pedagógica escolanovista. A análise dessas aproximações pauta-se pelo método de pesquisa bibliográfica, pois envolve a compreensão de uma tendência pedagógica de séculos passados e a compreensão do novo contexto educacional que, culturalmente, está totalmente inserido na era digital.
Palavras-chave: Ensino. Tecnologia. Tendência Pedagógica.
Abstract
The New School, a movement that represented an educational revolution between the 19th and 20th centuries, stimulated changes in the educational field in different parts of the world, because it considered the learner’s individuality during the teaching and learning process, shifting the central figure from teacher to student. This movement gained strength by considering the interests and needs of each student, transferring to the student the autonomy for building knowledge. The main characteristic of this method is the active learning, in which the student learn by the experience and the practice. This movement lost strength in Brazil due to public policies, but also because of the difficulty to apply this educational concept to the entire population, since personalization criteria requires the need of few students per class. In the 21st century, the expansion of technological resources brought again attention to the use of active methodologies. Thanks to technology allied to pedagogical process, a personalized and active teaching is favored, as well as in Escolanovista’s ideology. Therefore, in order to collaborate with the understanding of the current educational needs, this research has, as main objective, the analysis of active methodologies and their relation to Escolanovista’s pedagogical tendency. The analysis of these approaches was based on literature review, since it involved the pedagogical trends knowledge from past centuries plus the understanding of the new educational context fully inserted in the digital era.
Keywords: Teaching. Technology. Pedagogical Tendency.
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