Percepção de Moradores de Cianorte Sobre a Prática de Alimentar Animais Silvestres

Autores

  • Giordano Carlo Paiola
  • Leandro Domeneguetti
  • Joice Merlin
  • Jose Jadir Correa Barros
  • Henrique Ortêncio Filho
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2012v13n2p%25p

Resumo

Os alimentos deixados ao redor de áreas verdes são atrativos que levam animais silvestres a saírem de seu habitat, gerando situações fatais, como é o caso dos atropelamentos. Neste contexto, o presente trabalho visou investigar a percepção dos moradores do entorno do Parque Municipal do Cinturão Verde, em Cianorte, bem como sensibilizá-los quanto às medidas para minimizar esse panorama. Foram visitadas 114 residências e coletadas informações por meio de entrevista semi-estruturada. Em seguida, foram entregues panfletos informativos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados revelaram que a maioria dos moradores não costuma alimentar os animais. No entanto, a maior parte percebeu invasões a residências e lixeiras. Além disso, notou-se boa aceitação em relação à proposta de mudanças na configuração das lixeiras, de modo a dificultar o acesso desses animais ao lixo. As principais sugestões feitas pelos participantes para reduzir os casos de animais mortos ou feridos foram: ações no trânsito local, cercamento do parque e não fornecimento de alimentos aos animais silvestres. Concluiu-se que a maioria dos participantes está consciente do não fornecimento de alimentos e disposta a adaptar suas lixeiras, desde que as mudanças não sejam onerosas.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

PAIOLA, Giordano Carlo; DOMENEGUETTI, Leandro; MERLIN, Joice; BARROS, Jose Jadir Correa; ORTÊNCIO FILHO, Henrique; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. Percepção de Moradores de Cianorte Sobre a Prática de Alimentar Animais Silvestres. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2012v13n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/715. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos