Mapeamento do Quadro de Alunos Surdos e Deficientes Auditivos da Rede Pública de Ensino do Estado do Pará

Autores

  • Raynon Joel Monteiro Alves Universidade Federal do Pará, Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Biotecnologia. http://orcid.org/0000-0002-8091-4464
  • Ana Cláudia Ferreira Brito Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação. PA, Brasil.
  • Mônica Tuma dos Reis Instituto de Educação e Tecnologia. AL, Brasil.
  • Nayana Cardoso Lima Escola Superior da Amazônia. AM, Brasil.
  • Altem Nascimento Pontes Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. PA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n4p440-445

Resumo

O surdo e o deficiente auditivo, assim como qualquer cidadão, têm direito à escolarização formal. Considerando o Estado do Pará, buscou-se por meio deste estudo mapear o quadro dos alunos com surdez e deficiência auditiva matriculados em escolas públicas do ensino básico, durante o período de 2008 a 2017, utilizando dados da Secretaria de Estado de Educação do Pará. Os resultados demonstraram que, na década em questão, o número de deficientes auditivos foi superior ao de surdos, que se manteve crescente ou quase constante, respectivamente, sobretudo, nos cinco municípios paraenses com maior registro de matriculados. Estes discentes, em sua maioria, eram jovens, de 15 a 25 anos, que cursavam principalmente o Ensino Fundamental II ou o Médio. Diante da demanda desses alunos especiais se tornam necessárias efetivas legislação e políticas educacionais e a criação de outras para sanar as dificuldades que ainda persistem no ambiente escolar e na sociedade. 

 

Palavras-chave: Educação Especial. Educação Inclusiva. Política Educacional.

 

Abstract

The deaf and hard of hearing, like any citizen, have the right to education. Taking in consideration the State of Pará, this study aimed to map the students with hearing loss and deafness enrolled in elementary and middle public schools during the period 2008 to 2017, using the data provided by the State Education Department of Pará. The results showed that, in this decade, the number of students with hearing impaired was higher than deaf students, which remained increasing or constant, respectively, especially in the five municipalities with the highest number of enrollment. The majority of these students were young, with ages between 15 to 25 years old, who attended mainly elementary and middle school. Facing this scenario, effective legislation and educational policies are necessary to overcome these difficulties that still persist in the school environment and society.

 

Keywords:  Special Education. Inclusive Education. Educational Politics.

Biografia do Autor

Raynon Joel Monteiro Alves, Universidade Federal do Pará, Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Biotecnologia.

Graduação em Ciências Naturais, habilitação em Biologia, e Mestre em Ciências Ambientais - Universidade do Estado do Pará - UEPA; e doutorando do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia - Universidade Federal do Pará

Ana Cláudia Ferreira Brito, Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação. PA, Brasil.

Graduação em Letras - Libras pela Universidade do Estado do Pará.Especialista em Intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais pela Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ.

Mônica Tuma dos Reis, Instituto de Educação e Tecnologia. AL, Brasil.

Graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Tecnologia. Especialista em Intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais pela Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ.

Nayana Cardoso Lima, Escola Superior da Amazônia. AM, Brasil.

Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará.Especialista em Intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais pela Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ.

Altem Nascimento Pontes, Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. PA, Brasil.

Universidade do Estado do Pará -UEPA. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

ALVES, Raynon Joel Monteiro; BRITO, Ana Cláudia Ferreira; DOS REIS, Mônica Tuma; LIMA, Nayana Cardoso; PONTES, Altem Nascimento. Mapeamento do Quadro de Alunos Surdos e Deficientes Auditivos da Rede Pública de Ensino do Estado do Pará. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 440–445, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n4p440-445. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7107. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos