Educação Ambiental e Apropriação de Valores: um Diálogo Possível na Educação Infantil

Autores

  • Cristiane Magalhães Bissaco Centro Universitário Toledo. SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n3p332-339

Palavras-chave:

Apropriação de Valores. Educação Ambiental. Educação Infantil.

Resumo

Partindo do entendimento de que a Educação Ambiental deve ser uma prática intencionalizada e coerente, este trabalho se propõe a realizar uma revisão bibliográfica que articule o campo teórico da Educação Ambiental com o da Educação Infantil, a fim de observar os limites e as possibilidades da prática docente ao tratar da construção ou apropriação de valores. Assim, os seguintes questionamentos norteiam a pesquisa: que práticas docentes podem ser identificadas em relação à apropriação de valores? Elas abarcam a temática ambiental? Em que contextos são pesquisadas? A Educação Infantil é um desses contextos? Para tal discussão foram levantados nove artigos internacionais, que levam o leitor a compreender que as práticas docentes em relação aos valores ensinados são distintas de um artigo para outro: sendo dois deles como prática moral, três como construção, dois como socialização, um como formação de hábitos e um como clarificação. Apenas dois dos artigos não abarcam a temática ambiental. Em relação ao contexto de pesquisa, neste levantamento os artigos estão assim distribuídos: cinco destinados à Infância - Educação Básica, um trata da Educação básica com adolescentes e três destinados ao Ensino Superior. Portanto, concluiu-se que a Educação Infantil é um dos contextos em que a Educação Ambiental tem sido pesquisada, principalmente, no que se refere à apropriação de valores pertinentes à temática ambiental.

 

Palavras-chave: Educação Moral. Meio Ambiente. Infância.

 

Abstract

Based on the understanding that Environmental Education should be an intentional and coherent practice, this paper proposes to perform a literature review that articulates the theoretical field of Environmental Education with that of Early Childhood Education, in order to observe the limits and possibilities of teaching practice, when dealing with the value construction or appropriation. Thus, the following questions guide the research: What  teaching practices can be identified in relation to the values appropriation ? Do they cover the environmental theme? In what contexts are they researched? Is early childhood education one of these contexts? For this discussion nine international articles were raised, which lead the reader to understand that teaching practices in relation to the values taught are distinct from one article to another: two of them as moral practice, three as construction, two as socialization, one as habits formation and one as clarification. Only two of the articles do not cover the environmental theme. Regarding the research context, in this survey the articles are directed to: five for Childhood - Basic Education, one for Basic Education with adolescents and three for Higher Education. Therefore, it was concluded that early childhood education is one of the contexts in which environmental education has been researched, especially regarding the appropriation of values relevant to the environmental theme.

 

Keywords: Moral Education. Environment. Childhood.

 

Biografia do Autor

Cristiane Magalhães Bissaco, Centro Universitário Toledo. SP, Brasil

A autora é Doutora em Educação pela UNESP-Rio Claro (2017) e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2010). Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2004), Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba (2012), Especialista em Língua Portuguesa pela UNESP-São José do Rio Preto (2002), Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2009) e Graduada em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba (1998).

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Publicado

2019-10-02

Como Citar

BISSACO, Cristiane Magalhães. Educação Ambiental e Apropriação de Valores: um Diálogo Possível na Educação Infantil. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 332–339, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n3p332-339. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7032. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos