Interdisciplinaridade e Dignidade da Pessoa Humana

Autores

  • Ivanaldo Oliveira Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RN, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2950-2760
  • Luciene Nascimento Silva Moura Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RN, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n3p233-236

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Interdisciplinaridade Escolar. Dignidade da Pessoa Humana.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a interdisciplinaridade como um caminho para a formação humana do sujeito na escola pública atual, fundando-se que a prática educativa interdisciplinar propicia ao aluno novos conhecimentos, desenvolve valores, comportamentos e atitudes, buscando que o mesmo seja conhecedor de seus direitos e deveres enquanto cidadãos, contribuindo para o conhecimento de que todo cidadão é digno e merece ser respeitado Aborda-se, também, dentro da formação humana do sujeito, a dignidade da pessoa humana. Este artigo foi elaborado, essencialmente, com base em pesquisa bibliográfica. Compreende-se que o conhecimento é fundamental para o processo de humanização e que a ação do professor faz a diferença: é ele quem conhece e que faz essa articulação com seus alunos. Por fim, conclui-se que a interdisciplinaridade e a dignidade humana mantêm uma relação na formação humana do aluno.

 

Palavras-chave: Formação Humana. Escola Pública. Prática Educativa.

 

Abstract

This article aims to present interdisciplinarity as a way for the human formation of the subject in the current public school, based on the fact that interdisciplinary educational practice provides the student with new knowledge, develops values, behaviors and attitudes, seeking to be knowledgeable of their rights and duties as citizens contributing to the knowledge that every citizen is worthy and deserves to be respected. It is also approached, within the subject’s human formation, the human person’s dignity. This article has been written essentially based on bibliographic research. It is understood that knowledge is fundamental to the humanization process and that the teacher's action makes the difference: he is the one who knows and articulates with his or her students. Finally, it is concluded that interdisciplinarity and human dignity maintain a relationship in the student's human formation.

 

Keywords: Human Formation. Public School. Educational Practice.

Biografia do Autor

Ivanaldo Oliveira Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RN, Brasil.

Filósofo, pós-doutorado em linguística pela PUC-SP, pós-doutorado em estudos da linguagem pela Universidade de São Paulo pela USP, pós-doutorado em filosofia do direito pelo UNIVEM, doutor em estudos da linguagem pela UFRN, professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Luciene Nascimento Silva Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RN, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Integral de Patos (FIP), Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

2019-10-02

Como Citar

SANTOS, Ivanaldo Oliveira; MOURA, Luciene Nascimento Silva. Interdisciplinaridade e Dignidade da Pessoa Humana. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 233–236, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n3p233-236. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/7000. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos