A Produção Discente e o Panorama Temático dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia da UEL (2008-2016)

Autores

  • Rodrigo Alexandre Cavalarini Faustino Universidade Estadual de Londrina. PR, Brasil.
  • Rosiclea Rodrigues Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Simone Burioli Ivashita Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n3p312-318

Palavras-chave:

Produção discente. Formação de professores. Trabalhos de Conclusão de Curso.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a formação de professores. A pesquisa teve como enfoque principal a produção dos discentes, que defenderam Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia, entre os anos de 2008 e 2016, na Universidade Estadual de Londrina, no Norte do Paraná. O caminho metodológico se apoiou na construção de fichas catalográficas para dar organicidade ao material levantado, e a partir desta organização, alocam-se os trabalhos por área de pesquisa e tema. Como resultado se têm 664 Trabalhos de Conclusão de Curso divididos em sete áreas de concentração: Didática, Educação Infantil, Anos Iniciais, História da Educação, Filosofia da Educação, Psicologia da Educação e Política e Gestão da Educação. As primeiras observações são de que a produção não é homogênea, mas permite vislumbrar que a área mais buscada pelos discentes foi Psicologia da Educação, que concentra 157 trabalhos e as áreas menos buscadas foram Filosofia e Educação e Anos Iniciais, com 34 e 32 trabalhos respectivamente. A importância desse tipo de pesquisa se concentra na perspectiva de apresentar um panorama do que vem sendo pesquisado entre os alunos do curso, identificando os temas mais visados e as lacunas encontradas ao longo da pesquisa.

 

Palavras-chave: Formação de Docente. Formação Discente. Iniciação Científica.

 

Abstract

The purpose of this article is to discuss the teachers’ training through the research carried out in the project of Scientific Initiation during the graduation course. The main focus was the students’ production who defended their Pedagogy Final Paper, between 2008 and 2016, at the State University of Londrina, in the north of Paraná. Our methodological path was based on the catalogs construction to give organicity to the material raised, and from this organization, works by area of research and theme were allocated. As a result there were 664 Final Papers divided into seven areas of concentration: Didactics, Early Childhood Education, Early Years, Education History,  Education Philosophy, Education and Policy Psychology and Education Management. The first observations are that the production is not homogeneous, but allows us to glimpse that the area most sought by the students was Educational Psychology that concentrates 157 studies and the least sought areas were Philosophy and Education and Initial Years, with 34 primeiras observações são de que a produção não é homogênea, mas permite vislumbrar que a área mais buscada pelos discentes foi Psicologia da Educação, que concentra 157 trabalhos e as áreas menos buscadas foram Filosofia e Educação e Anos Iniciais, com 34 e 32 trabalhos respectivamente. A importância desse tipo de pesquisa se concentra na perspectiva de apresentar um panorama do que vem sendo pesquisado entre os alunos do curso, identificando os temas mais visados e as lacunas encontradas ao longo da pesquisa.

 

Palavras-chave: Formação de Docente. Formação Discente. Iniciação Científica.

 

Biografia do Autor

Simone Burioli Ivashita, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

Doutora em Educação, professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Referências

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Publicado

2019-10-02

Como Citar

FAUSTINO, Rodrigo Alexandre Cavalarini; SILVA, Rosiclea Rodrigues; IVASHITA, Simone Burioli. A Produção Discente e o Panorama Temático dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia da UEL (2008-2016). Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 312–318, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n3p312-318. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6982. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos