Implicações do Uso da Imagem no Ensino de História: Limites e Possibilidades

Autores

  • Érica Ramos Moimaz

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2012v13n2p%25p

Resumo

A partir dos anos 1980, a imagem passou a ser utilizada com maior frequência como evidência em relação ao passado. No entanto, no ensino de História, o uso da imagem, dá-se, na maioria das vezes, como mera ilustração de frases e textos, não sendo tomada como objeto portador de significado, ou seja, como documento histórico. No entanto, por meio dela, é possível analisar o conteúdo da obra e o contexto social de sua produção, contribuindo assim para a construção do conhecimento. Dessa forma, este artigo teve como objetivo analisar as implicações do uso da imagem no ensino de história, discutindo limites e possibilidades. Partimos do pressuposto de que a imagem é um objeto portador de significado e, por isso, pode ser tomada para estudo nos diferentes níveis de ensino, pelos docentes de diferentes áreas.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

MOIMAZ, Érica Ramos. Implicações do Uso da Imagem no Ensino de História: Limites e Possibilidades. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2012v13n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/695. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos