Envelhecer com Dignidade e Sabedoria: Análise e Discussões sobre a Sensibilidade e Habilidades do Cidadão Idoso em Londrina

Autores

  • Aislla Borges Gonçalves
  • Gracieli Nancy Coelho Oliveira
  • Isabella Carvalho Grade
  • Jacqueline Rodrigues Carvalho Grade
  • Joaquim de Medeiros Neto
  • Vanuza Aparecida de Araujo Fernandes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2012v13n2p%25p

Resumo

O presente estudo visou analisar e discutir a sensibilidade, habilidades e as condições de vida e de acesso à cidadania da população idosa de várias regiões de Londrina - PR, diante do crescente processo de envelhecimento, de modo específico dos que atingem 60 anos ou mais. A situação social do idoso foi delineada por questões pertinentes aos aspectos demográficos, epidemiológicos e psicossociais, evidenciando a relação afetiva e familiar e constatando que, em sua maioria, não refletem ou planejam sua velhice, percebendo-a a partir do momento em que as manifestações cotidianas se tornam visíveis. O estudo é uma oportunidade positiva de reflexão sobre a vida da pessoa idosa no contexto social, considerando que o envelhecimento da população brasileira e sua maior longevidade é, sem duvida, um novo desafio que, também, nos aponta novas perspectivas de vida.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

GONÇALVES, A. B.; OLIVEIRA, G. N. C.; GRADE, I. C.; GRADE, J. R. C.; DE MEDEIROS NETO, J.; DA SILVA, V. A. de A. F. Envelhecer com Dignidade e Sabedoria: Análise e Discussões sobre a Sensibilidade e Habilidades do Cidadão Idoso em Londrina. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2012v13n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/688. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos