Bullying e Processos de Escolarização: Diálogos e Perspectivas Pedagógicas

Autores

  • Vanessa Costa Gonçalves Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.
  • Raquel Martins Fernandes Mota Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.
  • Maria das Graças Campos Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n3p237-245

Palavras-chave:

ensino, formação, teorias da educação, valores, pesquisa

Resumo

Os processos de escolarização são marcados por etapas diversas de um desenvolvimento psicossocial, alguns fatos e intervenções podem interferir neste processo significativamente, dentre estes se destaca a violência escolar, como forte elemento que despotencializa os resultados. Como intervir pedagogicamente de modo a prevenir, combater e tratar o bullying é uma das questões levantadas pelo grupo de pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT e aqui elencada, com o objetivo de perceber as subjetividades no processo e como atuar na perspectiva pedagógica em relação a mesma. Foram pesquisadas sete escolas, entre 2016 e 2018, com questionário diagnóstico sobre bullying e violação dos Direitos Humanos. Apresentam-se alguns resultados da pesquisa e intervenções realizadas, bem como revisão de literatura sobre a atuação pedagógica. Dos 616 estudantes, 121 afirmaram ter sofrido violação de seus direitos no ambiente escolar (21,3%); os mesmos sugeriram várias atividades para combater o bullying, das quais algumas foram realizadas de modo satisfatório. Percebe-se que ao trabalhar no Ensino Médio, o protagonismo jovem é o elemento principal para atuar em prol da preservação dos direitos humanos de um modo geral.

 

Palavras-chave: Ensino. Violência Escolar. Direitos Humanos. Currículo.

 

Abstract

The schooling processes are marked by different  psychosocial development stages, some facts and interventions can significantly interfere in this process, among them the school violence stands out as a strong element that deprives the results. How to interfere pedagogically in order to prevent, combat and treat bullying,  is one of the questions raised by the research group on Humanities and Contemporary Society of IFMT and here listed, having as an aim of perceiving the subjectivities in the process and how to act in the pedagogical perspective in relation to it. Seven schools were surveyed, between 2016 and 2018, with a diagnostic questionnaire on bullying and human rights violations. Some results of the research and interventions carried out are exhibited, as well as a literature review about the pedagogical performance. From 616 students that answered the questionnaire,  121 reported having suffered a violation of their rights in the school environment (21.3%); they suggested several activities to combat bullying, which ones were carried out satisfactorily. It is noticed that when it is worked in high school, the young protagonism is the main element to act for the  human rights preservation in general.

 

Keywords: Teaching. School Violence.Human Rights.Curriculum

 

Biografia do Autor

Vanessa Costa Gonçalves Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino com Associação ampla entre a Universidade de Cuiabá (Unic) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso (IFMT). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Com especialização em Educação a Distância pelo SENAC - MT. Servidora do Instituto Federal de Mato Grosso - Técnica Administrativa. 

Raquel Martins Fernandes Mota, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.

PROFESSORA DE FILOSOFIA, DOUTORA EM EDUCAÇÃO.

Maria das Graças Campos, Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010) e doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professora dos cursos de Pedagogia e Serviço Social e do Programa de Pós-- Graduação Em Ensino- UNIC/IFMT. Participa do projeto Gênero,vida e ação:memórias de docentes que exerceram cargos eletivos na esfera municipal, estadual e federal em Mato Grosso"/ Intercâmbio UFMT/UNIC/LER - Laboratório Educação e República- PROPED-UERJ.Coordena o Projeto de Pesquisa: A Educação de Jovens e Adultos: motivos da evasão escolar/UNIC.

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Publicado

2019-10-02

Como Citar

SILVA, Vanessa Costa Gonçalves; MOTA, Raquel Martins Fernandes; CAMPOS, Maria das Graças. Bullying e Processos de Escolarização: Diálogos e Perspectivas Pedagógicas. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 237–245, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n3p237-245. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6871. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos