Gato, Gota, Toga... A Combinatória no 5º Ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
  • Laís Thalita Bezerra dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2012v13n2p%25p

Resumo

O presente estudo analisou como intervenções baseadas na explicitação dos invariantes dos problemas combinatórios, na listagem de possibilidades como estratégia de resolução, na sistematização da listagem e na generalização (percepção das regularidades dos problemas) podem facilitar a compreensão de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre problemas combinatórios dos tipos: produto cartesiano, arranjo, combinação e permutação. Foram realizados pré-teste, duas sessões de intervenção e pós-teste e comparados os desempenhos,
observando-se as contribuições das intervenções. Os alunos demonstraram que compreenderam os problemas combinatórios a partir da forma como foram trabalhados, mostrando-se capazes de resolver os problemas e, em parte, generalizar seus procedimentos.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos; DOS SANTOS, Laís Thalita Bezerra. Gato, Gota, Toga... A Combinatória no 5º Ano do Ensino Fundamental. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2012v13n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/686. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos