Ensinar e Aprender na Educação Superior: Possibilidades de Uma Prática Progressista

Autores

  • Eduardo Ferreira Baldoino

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2012v13n2p%25p

Resumo

Aprender significativamente tem sido grande desafio para educadores e educandos nos diversos níveis de ensino, sobretudo no ensino universitário. Muitas vezes, neste contexto educacional predomina a crença de que dominar o conteúdo específico é suficiente para promover a aprendizagem relegando ao segundo plano, a competência pedagógica do educador. Neste sentido, o presente texto tem o objetivo de promover reflexões sobre a aprendizagem significativa no Ensino Superior. Este artigo é resultado de pesquisas bibliográficas e reflexões que tenho realizado a partir da minha prática como professor de Didática e Metodologia Científica. A questão de pesquisa que norteou o estudo foi formulada da seguinte forma: como conduzir o processo ensino-aprendizagem na Educação Superior de forma que o acadêmico atinja um aprendizado rico em significados e que ultrapasse a simples aprendizagem mecânica dos conteúdos? Ao término desta empreitada investigativa muitas são as variáveis que influenciam o aprendizado com significado, dentre elas: 1) O ensino a partir dos saberes prévios dos educandos; 2) O uso da exposição dialogada; 3) O relacionamento professor-aluno; 4) As habilidades comunicativas do professor; 5) A utilização das novas tecnologias na perspectiva da mediação pedagógica, entre outras. A partir destes achados foi possível inferir que um ensino-aprendizagem rico em sentido implica uma postura dialógica do educador, o domínio do saber específico, dos saberes pedagógicos, o desenvolvimento de “escuta pedagógica” atenta e democrática bem como o reconhecimento do educando enquanto sujeito sociohistórico possuidor de “bagagem cultural” capaz de contribuir ativamente no processo educativo.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

BALDOINO, Eduardo Ferreira. Ensinar e Aprender na Educação Superior: Possibilidades de Uma Prática Progressista. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2012v13n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/685. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos