Aprendendo Sobre Vírus a Partir de uma Proposta de Atividades Baseada nos Três Momentos Pedagógicos e no Enfoque CTSA
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n3p260-266Palavras-chave:
Vírus, Sequência de atividades, Três Momentos Pedagógicos, CTSAResumo
Este trabalho, de cunho qualitativo, apresenta os resultados da aplicação de uma sequência de atividades sobre o tema vírus, estruturada na abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos e na perspectiva CTSA. Os participantes foram alunos do 7º ano do Ensino Fundamental (anos finais) na disciplina de Ciências. Os dados compreenderam respostas dadas pelos discentes a avaliações diagnósticas (questionários inicial e final) da sequência, analisados por meio dos encaminhamentos da Análise Textual Discursiva. Como resultado, três categorias prévias foram efetivadas, sendo essas: noções distantes em relação à Microbiologia recente, noções incompletas em relação à Microbiologia recente e noções próximas à Microbiologia recente. As análises mostraram que as respostas dos alunos nas atividades finais da sequência apresentaram maior relação com os conhecimentos recentes da Microbiologia para o caso dos vírus, evidenciando as contribuições e pertinência do trabalho desenvolvido.
Palavras-chaves: Educação Científica. Contextualização do Conhecimento Escolar. Ensino Fundamental – Anos Finais.
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