Contribuição da Geografia Escolar na Percepção dos Problemas Ambientais Urbanos: Um Estudo Exploratório na Cidade da Beira, Moçambique

Autores

  • Geraldo Cardoso Sotaria Universidade Pedagógica de Moçambique. Moçambique.
  • Mario Silva Uacane Universidade Pedagógica de Moçambique. Moçambique.
  • Sérgio Cosme De Plácido Universidade Pedagógica de Moçambique. Moçambique.
  • Márcia Aparecida Silva Pimentel Universidade Federal do Pará, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia; e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais. PA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n2p210-214

Palavras-chave:

Geografia escolar, percepção, problemas ambientais, cidade da Beira

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir em torno da contribuição da Geografia escolar para a percepção dos problemas ambientais urbanos na cidade de Beira, Moçambique. O estudo partiu da seleção de alguns conteúdos ambientais contidos nos programas de ensino de Geografia da 8ª a 12ª classe, passando pela análise da possibilidade de articulação na abordagem teórica dos conteúdos ambientais programáticos e a percepção dos problemas ambientais, que afetam a cidade da Beira. Este artigo foi elaborado essencialmente com base em pesquisa bibliográfica, consulta documental e observação direta em sala de aula, acompanhada de registo fotográfico. Os resultados indicam que dentro dos programas de ensino de Geografia há temáticas ambientais como: erosão costeira, conservação e defesa dos recursos florestais e faunísticos (8ª e 11ª classe), resíduos sólidos, poluição do ar, saúde e higiene (9ª, 10ª e 12ª classe). Propõe-se que o professor aborde de forma articulada esses conteúdos da Geografia escolar na sala de aula priorizando estratégias didático-metodológicas como: debates na sala de aula, observação direta por meio de visita de estudo, produção de relatórios de pesquisas individual/grupo, os quais podem contribuir para a percepção dos principais problemas ambientais da Beira: erosão costeira, resíduos sólidos, poluição ambiental, saneamento básico.

 

Palavras-chave: Geografia Escolar. Perceção. Problemas Ambientais. Cidade da Beira.

 

Abstract

This article was elaborated mainly based on bibliographical research, documentary consultation and direct observation accompanied by photographic record. The aim of this article is to reflect on the contribution of school geography to the perception of urban environmental problems in Beira. The study started with the screening of some of the environmental contents contained in the geography teaching programs from  grades 8 to 12, passing through the analysis of the possibility of articulation in the theoretical approach of the programmatic environmental contents and the perception of environmental problems that affect the city of Beira. The results indicate that environmental themes such as: coastal erosion, conservation and defense of forest and fauna resources (8th and 11th grades), solid waste, air pollution, health and hygiene (9th, 10th and 12th grades class). The teacher in articulating these contents of the school geography in the classroom prioritizes didactic-methodological strategies: debates in the classroom, direct observation through study visit, production of individual / group research reports, can contribute for the perception of the main environmental problems of Beira: coastal erosion, solid waste, environmental pollution, environmental sanitation.

 

Keywords: School Geography. Perception. Environmental Problems. City of Beira.

Biografia do Autor

Geraldo Cardoso Sotaria, Universidade Pedagógica de Moçambique. Moçambique.

Geógrafo. Prof. Msc do Departamento de Ciências da Terra e Ambiente- Universidade Pedagógica de Moçambique (UP), Delegação de Beira

Mario Silva Uacane, Universidade Pedagógica de Moçambique. Moçambique.

Geógrafo. Prof. Dr. do Departamento de Ciências da Terra e Ambiente- Universidade Pedagógica de Moçambique (UP), Delegação de Beira

Sérgio Cosme De Plácido, Universidade Pedagógica de Moçambique. Moçambique.

Meteorologista. Prof. Msc do Departamento de Ciências da Terra e Ambiente, da Universidade Pedagógica de Moçambique, Delegação de Beira

Márcia Aparecida Silva Pimentel, Universidade Federal do Pará, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia; e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais. PA, Brasil.

Geógrafa. Profa. Dra. da Faculdade de Geografia- IFCH- da Universidade FEderal do Pará

Referências

CACHINO, H. Geografia escolar: orientação teórica e praxis didáctica. Lisboa: Associação Portuguesa de Geógrafos, 2002.

CASTROGIOVANNI, A.C. et al. Geografia em sala de aulas: práticas e reflexões. Porto Alegre: Edição dos Autores, 1999.

CAVALCANTI, L.S. A geografia escolar e a cidade: ensaio sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008.

DAUDI, E.E. et al. Geofísica aplicada à gestão da água subterrânea e ao ordenamento do território da Cidade da Beira. In: CONGRESSO NACIONAL DE GEOLOGIA (CoGeo02), 2., e 12° CONGRESSO DE GEOQUÍMICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014, Maputo, República de Moçambique. Disponível em http://repositorio.lneg.pt/bitstream/10400.9/2640/1/36449.pdf. Acesso em: 28 set. 2018

INDE - Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação. Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Geografia, Programa da 8ª classe. Moçambique: MINED, 2010.

INDE - Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação. Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Geografia, Programa da 9ª classe. Moçambique, MINED, 2010.

INDE - Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação. Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Geografia, Programa da 10ª classe. Moçambique, MINED, 2010.

INDE - Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação. Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Geografia, Programa da 11ª classe. Moçambique, MINED, 2010.

INDE - Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação. Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Geografia, Programa da 12ª classe. Moçambique, INDE/MINED, 2010.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cad. Pesq., n.118, p.189-205, 2003.

MEDEIROS, L.S.; CARDOSO, C.A. A Geografia escolar nas várias perspectivas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRATICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA. 2009. Disponivel em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT3/tc3%20(999).pdf, Acesso em: a 27 set. 2018.

OLIVEIRA, K.A; CORONA, H.M.P. A Percepção ambiental como ferramenta de propostas educativas e de políticas ambientais. Rev. Cient., v.1, n.1, p.53-72, 2008. doi: 10.17271/19843240

SOUSA, S.; TRAVESSOS, L. Problemas ambientais urbanos: desafios para a elaboração de políticas públicas integradas. Cad. Metrópole, p.27-47, 2008. doi: https://doi.org/10.1590/8708

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

SOTARIA, Geraldo Cardoso; UACANE, Mario Silva; DE PLÁCIDO, Sérgio Cosme; PIMENTEL, Márcia Aparecida Silva. Contribuição da Geografia Escolar na Percepção dos Problemas Ambientais Urbanos: Um Estudo Exploratório na Cidade da Beira, Moçambique. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 210–214, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n2p210-214. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6820. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos