Processos de Aprendizagem: o Auxílio das Mídias Digitais e a Realização da Prática de Stop Motion em Sala de Aula

Autores

  • Ana Clara Lima Rodrigues Centro Universitário Carioca, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Novas Tecnologias Digitais na Educação. RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n2p170-180

Palavras-chave:

Educação, Multimodalidade, Tecnologias, Letramento.

Resumo

Considerando-se o letramento e sua relação com as mídias digitais, entendendo que essa discussão tem encontrado espaço no uso da internet e na multimodalidade contemporânea, são necessárias as investigações acerca do letramento nas escolas e as possibilidades de utilização das tecnologias, o que justifica social e academicamente este trabalho. Assim, o presente artigo objetivou apontar possiblidades de uso das mídias e tecnologias digitais em sala de aula como ferramenta auxiliar na construção do conhecimento, partindo da aplicabilidade do Stop Motion. A metodologia utilizada é qualitativa, na medida em que, primeiro, explora, bibliograficamente, informações trazidas por diversos estudiosos dos campos de conhecimento abordados; e, em segundo lugar, realizou-se uma oficina com professores, na intenção de duplicar a metodologia de utilização do Stop Motion. Além disso, foram respondidos questionários pelos participantes da oficina, cujas respostas aportam um panorama em torno da problematização aqui apresentada. Os resultados da realização da oficina foram satisfatórios, haja vista que trouxeram um novo horizonte para os educadores, além de ter levantado entre eles discussões em torno da utilização das novas tecnologias em sala de aula como suporte no desenvolvimento autônomo dos estudantes, em suas relações com a construção do conhecimento e do pensamento crítico. Concluiu-se que, por um lado, o uso das tecnologias ainda é moderado e, muitas vezes, visto como um mecanismo de ilustração, não como formador do sujeito; e, por outro lado, que a técnica de Stop Motion é aplicável e não envolve problemas incontornáveis enquanto suporte e incentivo à investigação autônoma dos alunos.

 

Palavras-chave: Educação. Multimodalidade. Tecnologias. Letramento.

 

Abstract

Considering literacy and its relationship with digital media, understanding that this discussion has found space in the internet and in contemporary multimodality, it is necessary to investigate literacy in schools and the possibilities of using technologies, which justifies the elaboration of this work socially and academically. Thus, the present article aimed to point out possibilities of using digital media and technologies in the classroom as an auxiliary tool in the construction of knowledge, starting from the applicability of Stop Motion. The methodology used is qualitative in the means that, first, it explores, bibliographically, information brought by several authors from the fields of knowledge addressed; and, secondly, a workshop was held with teachers, with the intention of duplicate the methodology of using Stop Motion. In addition, questionnaires were answered by workshop participants, whose answers provide an overview of the problem presented here. The results of the workshop were satisfactory, as they brought a new horizon for the educators, besides having raised among them discussions about the use of the new technologies in the classroom as support in the autonomous development of the students, in their relations with the construction of knowledge and critical thinking. It was concluded that, on the one hand, the use of technologies is still moderate and often seen as a mechanism of illustration, not as a person trainer; and, on the other hand, that the Stop Motion technique is applicable and does not involve inescapable problems as support and encouragement for the students' autonomous research.

 

Keywords: Education. Multimodality. Technologies. Literacy.

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Publicado

2019-06-27

Como Citar

RODRIGUES, Ana Clara Lima. Processos de Aprendizagem: o Auxílio das Mídias Digitais e a Realização da Prática de Stop Motion em Sala de Aula. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 170–180, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n2p170-180. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6814. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos